[et_pb_section fb_built=”1″ theme_builder_area=”post_content” _builder_version=”4.17.3″ _module_preset=”default”][et_pb_row _builder_version=”4.17.3″ _module_preset=”default” theme_builder_area=”post_content”][et_pb_column _builder_version=”4.17.3″ _module_preset=”default” type=”4_4″ theme_builder_area=”post_content”][et_pb_text _builder_version=”4.17.3″ _module_preset=”default” theme_builder_area=”post_content” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ custom_margin=”||46px|||”]
Ter memória ágil diante das exigências da pós-graduação é o sonho de todo estudante. Além das dicas para um estudo eficiente, a VIVER Editora preparou um mix especial para você gabaritar com sucesso.
- Faça resumos e esquemas
Resumir e esquematizar conteúdos é um método eficiente de memorização. Depois de ler o texto ou assistir à aula, anote trechos importantes, esquematize os conceitos relevantes e destaque palavras-chave.
Por fim, siga respectivamente os seguintes passos: releia o assunto; organize as principais ideias; sublinhe pontos fundamentais; reescreva o texto resumindo-o com suas próprias palavras.
- Associe novos saberes
À medida que você vai progredindo no aprendizado, incorpore novas informações ao seu antigo repertório. Procure adicionar os conceitos recém adquiridos nos diálogos com colegas, no “quebra gelo” com professores e ao redigir um novo texto teórico.
Foi David Ausubel (1918-2008), pesquisador da aprendizagem significativa, que usou pela primeira vez o termo “conhecimento prévio”. Segundo Ausubel, a “ideia-âncora” (o que o aluno já sabe) é a ponte para a construção de um novo conhecimento, a qual acontece por meio da reconfiguração das estruturas mentais existentes. Portanto, desafie a sua memória ao associar novos saberes.
- Reflita sobre o que aprendeu
A memória progressiva sempre faz perguntas para estimular o pensar crítico. Pergunte: Quem é o autor? Quando o livro foi escrito? Qual é o objetivo do texto? A história tem personagens? Por que os novos conceitos são importantes?
A tomada de consciência é importante na pós-graduação, pois o exame e a análise dos fundamentos são parte do cotidiano do pesquisador. O saber científico sem reflexão crítica é apenas acúmulo de conhecimento sem nenhum significado coletivo.
- Exercite a memória
Chegou a hora de verificar se o conteúdo aprendido foi realmente memorizado. Por exemplo, faça simulados, resolva listas de exercícios, participe de jogos de perguntas e respostas, busque problemas de lógica e jogue palavras-cruzadas.
Faça associações visuais e engraçadas. Memórias progressivas ativas se exercitam através de jogos de palavras, trocadilhos, ícones, cenas de séries e filmes, desenhos e outras estratégias.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.3″ _module_preset=”default” theme_builder_area=”post_content” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]
Links – “Dicas de Estudo”
Para fechar o ciclo dos principais métodos de estudo, a VIVER Editora organizou a lista de artigos publicados aqui no Blog.
- Método Pomodoro: Cronômetro como aliado
- Acione o Poder do Mapa Mental
- Não se aprende sem repetição e revisão
- Método Mnemônico: o jeito divertido de estudar
- Você gosta de estudar ouvindo música?
- Ative a memória com flashcards
Por Jae Eneas
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]