[et_pb_section fb_built=”1″ theme_builder_area=”post_content” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default”][et_pb_row _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” theme_builder_area=”post_content”][et_pb_column _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” type=”4_4″ theme_builder_area=”post_content”][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” theme_builder_area=”post_content” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]
por JAEL ENEAS
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” theme_builder_area=”post_content” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]
Dentre as maravilhas do circo, sem dúvida apreciar o trapezista é um espetáculo à parte. No trapézio, aparelho composto de duas cordas paralelas e uma barra de ferro, o artista cria evoluções aéreas de prender o fôlego do público.
O ponto chave é o equilíbrio com que a prática corporal artística é feita. Em cada acrobacia o trapezista se vale de sua habilidade pessoal, concentração e, sobretudo, do equilíbrio para tornar o momento mágico.
O Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto (et alii), do Departamento de Educação Motora – Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses, na pesquisa “O trapézio circense: estudo das diferentes modalidades”[1], destaca várias técnicas e formatos, porém, qualquer que sejam as evoluções (trapézio de vôos, tecido, corda, etc.), o equilíbrio do ginasta é o ponto central da arte.
Trapézio da Vida
Para ter uma vida equilibrada é preciso equacionar seu dia a dia – relacionamentos, família, trabalho, estudos – sem deixar de fora a saúde física e o bem-estar emocional. Nada mais é do que manter a vida balanceada e saudável nas diversas facetas da existência. Isso o ajuda a ter melhores resultados nos estudos.
Quando não se tira tempo para o autocuidado e a valorização do autoconhecimento, o resultado é cansaço, tristeza, irritação e insegurança, provocando o sedentarismo, agressividade e, pior, a procrastinação nos estudos.
A primeira providência é reorganizar a agenda. Mas, quando acontecem episódios de ansiedade ou depressão, é preciso buscar ajuda profissional. A seguir, ideias para você organizar sua vida pessoal e estudantil.
[1]https://efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm
[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://vivereditora.com.br/wp-content/uploads/2022/07/trapezio.jpg” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” theme_builder_area=”post_content” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ title_text=”trapezio”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” theme_builder_area=”post_content” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]
Dicas & Sugestões
- Planeje sua vida acadêmica
Evite deixar disciplinas para trás ou colecionar dependências. Distribua de forma equilibrada as matérias que serão cursadas durante o semestre.
- Organize horários de estudo e lazer
Planeje tempo para o estudo, mas não abra mão do lazer pessoal. Pratique esportes e curta seu hobby preferido. Não acumule trabalhos nem deixe tudo para a última hora.
- Dedique tempo à saúde mental
Monitorar seus hábitos pessoais é uma forma de autocuidado. Resgate o amor próprio e priorize momentos que valorizem a autoestima. Filtre conteúdos negativos, que podem acionar gatilhos para ansiedade e estresse.
- Encare a vida com otimismo
Seja uma pessoa otimista de carteirinha. Encare momentos bons e ruins como “janelas de oportunidades” para crescimento pessoal. Olhe o lado positivo das coisas. Aprenda com as águias: mire o alvo e levante voo.
VIVER Editora
Paixão pela Vida
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]