POR JAEL ENEAS
Não existe vida universitária sem o ato do pensar e do escrever. Para argumentar e persuadir, você precisa usar a escrita dissertativa como ferramenta da ação-reflexiva.
Diante da folha de papel ou teclado de seu computador, tudo parece desafiador. O texto não vem, e bate a ansiedade do medo da escrita formal.
Nesta hora é preciso calma. O que você precisa saber é que o texto dissertativo pode ser dominado com facilidade; basta compreender seus princípios. Primeiro, você define se suas ideias terão formato expositivo ou argumentativo. Depois, elabora a introdução, o desenvolvimento e a conclusão do tema.
Um ponto importante: na redação dissertativa o texto expositivo é diferente do argumentativo. O primeiro se preocupa com a apresentação do tema e seus conceitos, sem necessariamente defendê-los, enquanto no segundo a ideia precisa ser legitimada com base em argumentos, com o objetivo de convencer o leitor.
O jeito de escrever
Você percebe que a dissertação acadêmica ideal é aquela que expõe o tema a partir de argumentos convincentes, validados por uma metodologia, onde o todo se relaciona com a tese final do texto.
- A Introdução
Faça da introdução a vitrine de sua ideia central. Instigue o leitor a partir da contextualização e diga por que o tema é importante. Dê spoiler da relevância temática, sem, contudo, exaurir o assunto, deixando a interpretação e seus arrazoados para a seção do desenvolvimento.
Na introdução pode-se usar recursos como a narração, onde você problematiza o tema a partir de frases curtas. A alusão histórica é outro recurso interessante. Você recorta um fato, um período histórico, desde que tenha relação com objetivo final da dissertação: a defesa de um ponto de vista.
Também, a partir de dados estatísticos ou relatos divulgados pela mídia, por exemplo, é possível fazer uma introdução dissertativa. Porém, neste caso, é preciso citar a fonte das informações e não omitir fatores que possam distorcer o fato em si. Por fim, a citação direta ou indireta de autores consagrados pode ser excelente recurso de introdução textual.
- O Desenvolvimento
No desenvolvimento está o coração do texto dissertativo. Aprofunde a questão temática: inclua novas informações, desenvolva a argumentação com foco na relevância e apresente provas que justifiquem a tese apresentada na introdução.
Quanto aos argumentos, é importante que você organize-os por parágrafos. Explore os diversos tipos de argumentos, como de autoridade, histórico e comparativo, por exemplo. Use os conectivos, pois eles trazem coesão e coerência à redação.
Use o tópico frasal para tornar mais compreensivos os argumentos, porque é numa frase curta e bem construída que você deixa claro aquilo em que acredita, destacando a situação-problema e foco de discussão do parágrafo. Valorize citações de autoridade, dados estatísticos e pesquisas científicas.
- A Conclusão
Chegou a hora de concluir. Retome os pontos principais, destaque as soluções e faça as considerações finais. Retome a tese para reforçar seu posicionamento. Concentre-se na essência e evite repetir frases e vocabulário.
Seja propositivo ao destacar a visão futura. E, por fim, vale relembrar: não inicie uma nova discussão na conclusão. Ponha um ponto final… e pronto!A VIVER Editora é uma equipe multidisciplinar que oferece suporte educacional para você ter sucesso na carreira profissional. Faça contato conosco. Boa Sorte.
VIVER Editora
Paixão pela Vida