O 1º. de maio, Dia Mundial do Trabalho, relembra conquistas dos trabalhadores através da história. A data também desafia a reflexão sobre os impactos do “mundo do trabalho” no “mundo da educação”.
A retrospectiva destaca o tema ao longo de publicações no Blog da Viver Editora. O ritmo de mudanças provocadas pela tecnologia desafia os educadores encararem a transformação como pauta permanente da agenda educativa.
Novos verbos têm novas funções como compartilhar, interagir, inovar e ressignificar. Isto estimula a experimentação de práticas pedagógicas que vão impactar a vida social. A seleção de artigos a seguir tem o propósito de levar você a refletir sobre o novo fazer na educação.
Aprender novas habilidades. Você já aderiu?
Clique: http://bit.ly/3mh2fmB
“A única certeza que temos é que tudo vai mudar.” Naturalmente você já ouviu a frase, e é certo que no mundo do trabalho nada é estático.
O post destaca a obra “21 lições para o século 21”, de Yuval Noah Harari. A historiadora Olívia Baldissera (PUCPR Digital) faz considerações no livro que divide nossas vidas em duas fases principais, uma voltada ao aprendizado e outra para o trabalho.
A Diferenças entre Trabalho e Emprego e seus Impactos
Clique: http://bit.ly/3SD6vJ2
A qualificação profissional lida com dois conceitos. Primeiro, o trabalho, que é a atuação profissional com base em objetivos e sonhos pessoais; e o emprego, que é simplesmente uma forma de conseguir renda.
O artigo traz a pesquisa da pós-doutora Ana Magnólia Mendes, coordenadora do Núcleo Trabalho, Psicanálise e Crítica Social e do Projeto “Clínica Lacaniana do Trabalho”, na Universidade de Brasília (UnB).
Em sua tese doutoral sobre “Valores Organizacionais e Prazer-Sofrimento no Trabalho”, ela traz contribuições para a Psicodinâmica do Trabalho no Brasil. Além disso apresenta dicas para uma plena realização profissional.
Fique de Olho nas Macrotendências
Clique: http://bit.ly/3EN3gcp
“O trabalho vai mudar no futuro, mas, ele não vai sumir”. O Center for the Future of Work publicou relatório que destaca 21 profissões do futuro a serem procuradas na próxima década.
A partir disto, a Cognizant Technology Solutions (CTS), empresa especializada em tecnologia da informação, elaborou estudos com base nos conceitos upskilling e reskilling. O primeiro diz que é necessário ensinar o trabalhador conhecimento novo ou habilidades que resultem em melhora de seu desempenho.
O segundo conceito reskilling, visa treinar colaboradores para a realocação de posto de trabalho, fazendo com que eles adquiram novas habilidades.
Pós-Graduação: Custo ou Investimento
Clique: http://bit.ly/3Zr2DwW
Quando a estrutura orçamentária pessoal ou familiar aperta, a saída é descartar o supérfluo. Todavia será que é a melhor decisão em face as bruscas mudanças no mundo do trabalho?
O mercado se mostra efervescente. A procura por profissionais qualificados demonstra-se cada vez mais seletiva, até mesmo predatória quando o assunto é a busca por especialistas. Neste novo contexto, a educação continuada nunca será custo, e sim investimento.
A VIVER Editora é uma equipe interessada em seu sucesso profissional. Faça contatos através do site. Acreditamos em seu potencial.
Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação