“Tornar-se responsável por uma criança é uma viagem desconhecida e cercada de dúvidas. Até o mais experiente viajante do Universo Familiar reconhece que é a individualidade de cada criança que faz com que a viagem seja única!”
Segundo o escritor Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional” (1995), na viagem do autoconhecimento, o coeficiente emocional se desenvolve a partir de cinco aptidões fundamentais: conhecer suas próprias emoções, lidar com as emoções, motivar-se, reconhecer emoções nos outros e lidar com relacionamentos.
O blog da Viver Editora convidou a educadora Eneida Pena Torres (*) para conversar sobre a proposta do livro do 1º ano do Ensino Fundamental publicado pela Viver que, através de viagens por diversas galáxias, desafia o aluno adquirir a competência da autoconsciência nas séries iniciais.
A vida é realmente uma viagem?
Eneida Pena Torres
A metáfora de que a vida é uma viagem é comum no mundo literário e no cotidiano, pois há muito tempo existe a ideia de que estamos constantemente avançando em nosso desenvolvimento humano.
Pode explicar essa metáfora?
Eneida Pena Torres
Explicar essa metáfora é dar uma interpretação pessoal de que a existência não está limitada a “nascer, viver e morrer”. Compreendo que a existência humana tem um significado muito mais profundo. Permanecer na vida significa que estamos constantemente percorrendo novos caminhos e que, de um ponto a outro, buscando alcançar algum propósito.
Embora em certos momentos possamos nos sentir perdidos e sem um propósito, a vida continua repleta de oportunidades para começar tudo outra vez.
Como nasceu a ideia de explorar galáxias interplanetárias?
Eneida Pena Torres
É interessante tentar reviver o processo da criação do livro, pois ao idealizar a escrita de um texto, é necessário imaginar quem irá desfrutar do resultado desse trabalho e se minha linguagem é clara para o público proposto.
As estrelas, o espaço e a imensidão além das nuvens sempre atraíram os olhares e a fantasia humana. Crescer ouvindo que “existem novos mundos ainda não explorados” instigou a imaginação, além da curiosidade, e trouxe da minha infância até a vida adulta o prazer de observar o céu e desejar saber um pouco mais sobre o que está “lá”.
O conhecimento é um processo construtivo?
Eneida Pena Torres
Além da minha relação afetiva com o tema, acredito que o conhecimento é uma construção individual e que preciso, se possível, facilitar o processo daqueles que estão em contato com as informações que estou transmitindo.
Tudo isso é uma viagem por mundos desconhecidos! O Universo e suas galáxias são lugares desconhecidos, assim como o “mundo interno” de cada pessoa, e cada vez mais a ciência está oferecendo novas descobertas nos “dois mundos” a serem explorados.
Qual o propósito pedagógico em dividir os módulos por diversos universos?
Eneida Pena Torres
Houve a intenção de ultrapassar o senso comum nos dois temas, astronomia e psicologia, ao mesmo tempo em que se mantinha uma linguagem simples. No entanto, minhas áreas de domínio são a psicologia e a pedagogia, então foi necessário associar conhecimento formal e ampliar o repertório socioemocional dos pais.
De que maneira isso aconteceu?
Eneida Pena Torres
Elaborei uma lista com os conteúdos que considerei mais relevantes sobre o autoconhecimento e outra lista com as informações intergalácticas apresentadas em alguns sites de notícias, livros, filmes, séries e animações que poderiam fazer parte do repertório do público-alvo.
Todas as informações e conteúdos foram classificados nesses quatro “universos”: particular, singular, observável e convergente. Garanto que vale a pena a leitura para compreender essa relação e classificação!
Por que é importante a participação da família nessa viagem?
Eneida Pena Torres
Os pais e responsáveis não têm como “voltar atrás”, uma vez que já embarcaram nessa viagem. O autoconhecimento é um exercício individual, mas não solitário, e a família passa a fazer parte das transformações internas de cada um de seus membros.
Analisar o próprio desenvolvimento contemplando as diferenças positivas nos relacionamentos, a viagem se torna mais significativa.
Os exercícios propostos ajudam na formação e na convivência?
Eneida Pena Torres
Totalmente. Ter a participação da família é uma oportunidade de facilitar o crescimento de todos e o respeito pelas particularidades de cada um.
Quais seriam suas palavras de motivação aos professores, pais e cuidadores?
Eneida Pena Torres
Tornar-se responsável por uma criança é um trecho da viagem que pode ser totalmente novo e desconhecido para você, pois cada criança é um universo único. É normal ter preocupações e perceber que não pode mais voltar atrás, como mencionei anteriormente.
Mantenha-se em constante exploração do meu mundo interno de emoções, sentimentos e pensamentos para avaliar os novos caminhos e destinos que precisa percorrer. Além disso, leia o livro direcionado aos pais do 1º ano do Ensino Fundamental, pois será muito útil nessa viagem. Lembre-se que a vida é uma viagem fantástica!
Eneida Pena Torres (*) doutora em Psicologia Educacional (2018) pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO); mestrado em Psicologia Educacional (2014) pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO); especialização em Educação Especial para Talentosos e Bem Dotados pela Universidade Federal de Lavras; Graduação em Psicologia e em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Possui experiência na área de Psicologia no atendimento clínico; e em educação, no Ensino Básico e no Ensino Superior, com ênfase em Psicologia Educacional, desenvolvendo atividades com os temas: estágio supervisionado, desenvolvimento infantil, dificuldades de aprendizagem, didática e educação especial. Além disso, ministra cursos e palestras nas áreas de psicologia e educação por todo o Brasil e atua na área clínica psicanalítica no atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação