Séries iniciais oferecem espaço para o autoconhecimento

Crianças em séries iniciais

O autoconhecimento e o autocuidado são competências previstas no ordenamento legal que desafiam os educadores a ensinar a criança a conhecer-se, cuidar da saúde, identificar e lidar com suas emoções e as dos outros.

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.”

O texto que introduz o documento do Ministério da Educação estrutura-se por áreas do conhecimento, competências e componentes curriculares. O blog da Viver Editora convidou a educadora Camila Alves Gagliardi(*) para conversar sobre a proposta do livro do Aluno e do Professor para o 1º ano do Ensino Fundamental I – Projeto VIVER, que tem base na competência do autoconhecimento nas séries iniciais.

Camila Gagliardi

1. Como a criança chega ao 1º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais)?

Camila Gagliardi

A criança que frequenta o primeiro ano escolar está em pleno desenvolvimento corporal, emocional, cognitivo e também social. Por isso, é muito importante tornar os momentos de aprendizagem o mais significativo possível, de forma lúdica, interativa e criativa.

2. Qual é a proposta de seu livro no contexto do Projeto VIVER?

Camila Gagliardi

O Projeto VIVER para o 1º ano propõe atividades que procuram contemplar essas diferentes áreas do desenvolvimento. A proposta é abordar primeiramente o autoconhecimento e o autocuidado com o corpo; em seguida, valorizar o cuidado e preservação da natureza e dos pequenos animais; além de despertar a curiosidade nas crianças e levá-las a descobrir como as coisas funcionam.

3. Para que o professor se torne importante, ele precisa vivenciar o autoconhecimento?

Camila Gagliardi

O Projeto também se preocupa em apoiar o professor, pois ele é o promotor de momentos significativos de aprendizagem. Portanto, se a proposta inclui o autoconhecimento da criança, é muito importante que o professor também possa experimentar seu próprio processo de autoconhecimento.

Livro Camila

4. Por que o livro aguça a curiosidade nos alunos?

Camila Gagliardi

O livro aguça a criatividade nos alunos por meio de atividades interativas, de pesquisa e descoberta, que envolvem experiências práticas, músicas, desenhos, entre outras atividades lúdicas. Além disso, o material é colorido, possui um formato grande e ilustrações personalizadas, o que proporciona um ambiente de curiosidade e aprendizagem, aumentando a motivação das crianças.

5. O 2º módulo propõe iniciar a consciência ambiental. Isso é importante logo no 1º ano?

Camila Gagliardi

O meio ambiente e assuntos relacionados à sustentabilidade, modo de vida e preservação da natureza são temas que fazem parte do nosso cotidiano. Temos a necessidade de falar, aprender e praticar ações que impactem positivamente a nossa vida e a vida das demais pessoas e comunidades ao redor do mundo.

Essa consciência é desenvolvida desde cedo no aprendizado da criança, pois toda ação de consumo, cuidado e preservação fará a diferença no mundo em que vivemos.

6. Nesta idade, há espaço para começar a instigar o espírito investigativo?

Camila Gagliardi

Como a criança nesta idade está em pleno desenvolvimento cognitivo, é fundamental instigar o espírito investigativo, que irá motivar a criança a continuar sempre descobrindo sobre o mundo ao seu redor e aprendendo como lidar com ele.

7. Deixe palavras de motivação aos professores regentes.

Camila Gagliardi

Professores, vocês são incríveis! Cheios de virtudes e grandes habilidades. Certamente, suas ações e exemplos vão contribuir para o desenvolvimento corporal, emocional, cognitivo e social de seus alunos. Vocês fazem a diferença na construção de uma comunidade mais sustentável, curiosa e autoconsciente.

O livro é mais um suporte a essa atividade tão significativa. Façam bom uso do material do Projeto VIVER, com toda a sua criatividade e conhecimento. Vocês são muito importantes e especiais!

Camila Alves Gagliardi (*) é mestre em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO – UNIFIEO. Autora do Livro do Aluno e do Professor para o 1º ano do Ensino Fundamental I – Projeto VIVER. Possui formação especializada em Psicopedagogia pela UNISA. Atua como psicopedagoga junto a crianças e adolescentes em Consultório Multidisciplinar da Aprendizagem. Além disso, é professora universitária e coordenadora de curso de pós-graduação, no Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP – SP.

Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação

Relacionados

Entrevista com Eneida Torres, autora do livro “Potencializando Mentes com TDAH e várias obras na área da educação”.

Viver Editora

“O professor é o maior herói da humanidade, pois forma todos os outros heróis.”

Viver Editora

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

Viver Editora

Fique por dentro das novidades

Desenvolvemos projetos para um mundo em constante transformação e escolas ávidas por inovação.

Ao clicar em ”Enviar” você concorda com a Política de Privacidade.