“Não se brinca com as metáforas. O amor pode nascer de uma simples metáfora”, Milan Kundera (1929-2023), escritor tcheco, naturalizado francês, autor de “A Insustentável Leveza do Ser”.
O que carregamos nas malas da viagem? Quem são as pessoas que quero como companhia? Onde quero chegar? A educadora Geisa G. R. Helene, autora do livro do 4º Ano – Anos Iniciais, usa a viagem de trem como metáfora para ressignificar a educação para a vida.
Por que uma viagem de trem?
Geisa G. R. Helene
Primeiramente, porque o trem sempre chama a atenção das crianças… Que criança não gosta de trem? Então, imaginei que elas se sentiriam motivadas e curiosas em fazer uma “viagem de trem”…
Usei também o trem como metáfora da vida: nossa vida é uma “viagem”! Sendo assim, consigo abordar temas interessantes, como: o que carregamos nas malas da viagem? Quem são as pessoas que quero ao meu lado nessa viagem? Onde quero chegar? Entre outros temas importantes nesta fase da vida deles.
Como o conteúdo do livro foi distribuído?
Geisa G. R. Helene
O livro é dividido em 4 módulos. O aluno encerra cada módulo e ganha um “carimbo no passaporte” dessa “viagem”.
Os alunos começam a viagem (Módulo 1) conhecendo-se melhor, entendendo seu papel no mundo, compreendendo que a viagem tem regras, identificando a importância de ser gentil e bondoso, valorizando a verdade e a honestidade, incentivando a autoestima e o gosto por si mesmo, e entendendo que, para alcançar um sonho, é preciso empenho e dedicação.
Seguem a viagem (Módulo 2) focando nos sentimentos. Aprendem a importância de demonstrar amor, diálogos sobre inclusão e respeito, compreendem o significado de amizade, discutem sobre como controlar os impulsos e ações e aprendem sobre sentimentos e como cada pessoa reage a eles.
Quais são as próximas estações desta viagem?
Geisa G. R. Helene
no Módulo 3, o trem para na “estação cuidado”. O foco está no cuidar do corpo e da mente. Os alunos também aprendem sobre o cuidado com as escolhas da vida, compreendem hábitos saudáveis e o impacto da organização na vida em geral.
A “viagem” se encerra no Módulo 4, pensando no futuro deles de uma maneira especial e consciente. Aprendem sobre a importância de poupar dinheiro e ser organizado financeiramente, dialogam sobre a importância e serem responsáveis com o planeta e o meio ambiente, conversam sobre planejamento para atingir sonhos e metas, discutem sobre profissões e são incentivados a ter foco para alcançarem o lugar que almejam.
O que acontece ao final da viagem?
Geisa G. R. Helene
Os alunos encerram a viagem preenchendo o passaporte. A ideia é que somos passageiros dessa viagem maravilhosa chamada vida; e que todos eles devem enfrentar os obstáculos e sempre seguir em frente em busca dos sonhos.
Quanto é importante abordar a temática dos sentimentos?
Geisa G. R. Helene
Abordar a temática dos sentimentos para crianças é essencial, pois ajuda a construir as bases para um desenvolvimento emocional saudável.
Ao aprenderem a identificar, compreender e gerenciar suas emoções, as crianças desenvolvem habilidades cruciais, como empatia, autocontrole e resolução de conflitos. Essas habilidades não apenas impactam positivamente o bem-estar emocional das crianças, mas também contribuem para um ambiente escolar mais positivo e relações interpessoais mais saudáveis ao longo da vida
Considerando o aspecto metodológico, que destaque faria?
Geisa G. R. Helene
A variedade de vivência e práticas sugeridas no livro.
Quais dicas deixaria aos professores?
Geisa G. R. Helene
Preparamos este material com muito carinho para que seja bem significativo aos alunos. Uma viagem encantadora e cheia de desafios, por meio da qual iremos possibilitar experiências fantásticas, lições e vivências significativas, debates saudáveis, aquisição de bons hábitos, aprendizado sobre como se relacionar com o próximo e reflexões interessantes…
Esta viagem pode ser leve e divertida e, se planejarmos o percurso, o destino final será a realização de grandes sonhos e conquistas.
Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação