Alunos do 5º. Ano: Livro propõe crescimento para Famílias

Viver Editora

03/04/2024 08:30

“O que você pode fazer para promover a paz mundial? Vá para casa e ame sua família” Madre Teresa de Calcutá (1910-1997).

Série: Projeto Viver

Desde a antiguidade, filósofos e educadores têm refletido sobre a importância da família na educação infantil. A Viver Editora publicou um livro da educadora Vanessa Santina Medeiros Martins sobre este tema.

O livro é um convite de crescimento a toda família. Composto por quatro módulos temáticos, destaca-se o autoconhecimento e cuidados com o corpo, além de abordar os desafios de se viver em família. A autora também oferece dicas básicas de convivência, incluindo como as crianças devem aprender a usar o dinheiro.

 

1. Por que você decidiu escrever um livro para famílias com alunos no 5º Ano?

Vanessa S. Martins

O 5º ano é muito importante por se tratar de uma transição que ocorre no ensino fundamental, alterando a dinâmica do aluno dentro e fora da escola. Pode ser desafiador tanto para a criança quanto para a família. A proposta do livro é auxiliar alunos e cuidadores a vivenciar esse processo de forma leve e assertiva.

2. Nesta etapa da vida do aluno, torna-se necessário acreditar na família?

Vanessa S. Martins

A família tende a ser a primeira opção de validação dos conhecimentos adquiridos pela criança. Ter uma família informada e consciente das necessidades da criança nessa fase contribuirá de forma positiva na manutenção do vínculo entre eles.

3. Fale sobre a distribuição do conteúdo no livro.

Vanessa S. Martins

O livro é um convite de crescimento para toda a família, com a temática geral de como as coisas funcionam. Ele é composto por 4 módulos temáticos, nos quais foram trabalhados os seguintes temas: autoconhecimento e cuidados com corpo; as diferentes fases da vida e a importância das pessoas que nos acompanham.

Além disso, aborda-se os desafios de se viver em família, com dicas básicas de convivência. Por fim, apresenta-se um módulo sobre finanças e a importância de incluir as crianças no processo financeiro familiar.

 

4. Deixar um legado é importante?

Vanessa S. Martins

Eu acredito que sim, e muito, pois pode contribuir para o bem-estar da sociedade e criar uma continuidade de ideias e valores para as próximas gerações.

5. Você valoriza a gratidão?

Vanessa S. Martins

Sem dúvida, pois a gratidão promove o bem-estar emocional e fortalece as conexões familiares e ainda pode incentivar reciprocidades, contribuindo, desta forma, para um ambiente social mais saudável.

6. Quais dicas você deixaria para as famílias?

Vanessa S. Martins

Como a própria temática do livro convida, cresçam em família. Usufruam da companhia um dos outros. Dediquem tempo de qualidade. Promovam a comunicação aberta e acolhedora, incentivando a liberdade de expressão.

Vale a pena estimular a gratidão e incentivar a empatia. Eduquem as crianças sobre finanças pessoais e tomadas de decisões responsáveis ainda na infância.

Invistam no autoconhecimento e estejam abertos a adaptações e mudanças, reconhecendo que o crescimento é constante na vida familiar.

Vanessa Santina Medeiros Martins é graduada em Enfermagem pela UNISA (Universidade Santo Amaro) e Pós-Graduada em Terapia Familiar Sistêmica pela FAAMA (Faculdade Adventista da Amazônia). Atualmente, está cursando Psicologia pela Universidade de Potiguar em Mossoró (RN).

Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação

Relacionados

Entrevista com Eneida Torres, autora do livro “Potencializando Mentes com TDAH e várias obras na área da educação”.

Viver Editora

“O professor é o maior herói da humanidade, pois forma todos os outros heróis.”

Viver Editora

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

Viver Editora

Fique por dentro das novidades

Desenvolvemos projetos para um mundo em constante transformação e escolas ávidas por inovação.

Ao clicar em ”Enviar” você concorda com a Política de Privacidade.