Viver Editora
03/04/2024 08:30
“O que você pode fazer para promover a paz mundial? Vá para casa e ame sua família” Madre Teresa de Calcutá (1910-1997).
Série: Projeto Viver
Desde a antiguidade, filósofos e educadores têm refletido sobre a importância da família na educação infantil. A Viver Editora publicou um livro da educadora Vanessa Santina Medeiros Martins sobre este tema.
O livro é um convite de crescimento a toda família. Composto por quatro módulos temáticos, destaca-se o autoconhecimento e cuidados com o corpo, além de abordar os desafios de se viver em família. A autora também oferece dicas básicas de convivência, incluindo como as crianças devem aprender a usar o dinheiro.
1. Por que você decidiu escrever um livro para famílias com alunos no 5º Ano?
Vanessa S. Martins
O 5º ano é muito importante por se tratar de uma transição que ocorre no ensino fundamental, alterando a dinâmica do aluno dentro e fora da escola. Pode ser desafiador tanto para a criança quanto para a família. A proposta do livro é auxiliar alunos e cuidadores a vivenciar esse processo de forma leve e assertiva.
2. Nesta etapa da vida do aluno, torna-se necessário acreditar na família?
Vanessa S. Martins
A família tende a ser a primeira opção de validação dos conhecimentos adquiridos pela criança. Ter uma família informada e consciente das necessidades da criança nessa fase contribuirá de forma positiva na manutenção do vínculo entre eles.
3. Fale sobre a distribuição do conteúdo no livro.
Vanessa S. Martins
O livro é um convite de crescimento para toda a família, com a temática geral de como as coisas funcionam. Ele é composto por 4 módulos temáticos, nos quais foram trabalhados os seguintes temas: autoconhecimento e cuidados com corpo; as diferentes fases da vida e a importância das pessoas que nos acompanham.
Além disso, aborda-se os desafios de se viver em família, com dicas básicas de convivência. Por fim, apresenta-se um módulo sobre finanças e a importância de incluir as crianças no processo financeiro familiar.
4. Deixar um legado é importante?
Vanessa S. Martins
Eu acredito que sim, e muito, pois pode contribuir para o bem-estar da sociedade e criar uma continuidade de ideias e valores para as próximas gerações.
5. Você valoriza a gratidão?
Vanessa S. Martins
Sem dúvida, pois a gratidão promove o bem-estar emocional e fortalece as conexões familiares e ainda pode incentivar reciprocidades, contribuindo, desta forma, para um ambiente social mais saudável.
6. Quais dicas você deixaria para as famílias?
Vanessa S. Martins
Como a própria temática do livro convida, cresçam em família. Usufruam da companhia um dos outros. Dediquem tempo de qualidade. Promovam a comunicação aberta e acolhedora, incentivando a liberdade de expressão.
Vale a pena estimular a gratidão e incentivar a empatia. Eduquem as crianças sobre finanças pessoais e tomadas de decisões responsáveis ainda na infância.
Invistam no autoconhecimento e estejam abertos a adaptações e mudanças, reconhecendo que o crescimento é constante na vida familiar.
Vanessa Santina Medeiros Martins é graduada em Enfermagem pela UNISA (Universidade Santo Amaro) e Pós-Graduada em Terapia Familiar Sistêmica pela FAAMA (Faculdade Adventista da Amazônia). Atualmente, está cursando Psicologia pela Universidade de Potiguar em Mossoró (RN).
Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação