Puberdade, Pré-Adolescência e Formação Cidadã

“O conceito de cidadania envolve diversidade, política, leis, senso comum, respeito e valores éticos. O tema é relevante por despertar o senso crítico na faixa etária da pré-adolescência.”

“O conceito de cidadania envolve diversidade, política, leis, senso comum, respeito e valores éticos. O tema é relevante por despertar o senso crítico na faixa etária da pré-adolescência.”

A educadora Ingrid Merkler Moraes, autora do livro de 5º Ano – Anos Iniciais da Viver Editora, ao afirmar que o conceito de cidadania se impõe na puberdade, faz da entrevista um relevante espaço para reflexão sobre o tema.

O pensador Bruno Marinelli afirma que a “cidadania se constrói com a convivência, porém, cabe à educação despertar os seus frutos”. Assim, além de destacar aspectos metodológicos, a autora afirma que falar sobre cidadania desenvolve o senso crítico e incentiva relacionamentos saudáveis e conscientes na faixa etária dos alunos do 5º Ano.

1. Como foi escrever um livro para alunos e professores do 5ª ano?

Ingrid Merkler Moraes

Participar de um projeto de escrita pedagógica com objetivos e metas é desafiador, mas muito gratificante. O 5º ano é uma etapa de transição que encerra os anos iniciais do Ensino Fundamental I. Por isso, foi pensado em trazer uma linguagem mais elaborada, com conteúdo e temas mais otimizados.

2. Por que você considera o 5º Ano como uma etapa privilegiada?

Ingrid Merkler Moraes

Esta etapa da vida, caracterizada pela puberdade e pré-adolescência, é um estágio importante de mudanças físicas e emocionais.

O aluno passa a ter uma maior compreensão de sua identidade. Ele procura buscar autonomia, liberdade e autoafirmação. Portanto, é o momento certo para se trabalhar conceitos que estejam fundamentados no autoconhecimento e valores morais e éticos.

3. Como o conteúdo foi distribuído no livro?

Ingrid Merkler Moraes

O conteúdo do livro do 5º ano foi distribuído em quatro módulos distintos. Cada módulo contém nove capítulos com tópicos variados e relacionados ao tema central do módulo.

4. É importante saber cuidar da saúde nesta etapa da vida?

Ingrid Merkler Moraes

Este período da vida do aluno é um dos momentos mais propícios para se discutir e trabalhar a saúde mental e emocional. 

É nesta fase que fragilidades e potencialidades afloram, a autoestima é validada e quão necessário se faz ajudá-los a saber que são estimados e amados justamente por serem quem são.

5. Por que o livro encerra com uma discussão sobre cidadania?

Ingrid Merkler Moraes

O tema se impõe, pois reconhecer que todos temos direitos e deveres é um princípio da boa convivência. Além disso, a cidadania é uma das importantes competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tem como principais objetivos formar adultos conscientes, com plena capacidade de conviver e gerir a sociedade de modo equilibrado e sustentável. 

6. Falar sobre cidadania desenvolve o senso crítico?

Ingrid Merkler Moraes

Sem dúvida. Ao envolver diversidade, política, leis, senso comum, respeito e valores éticos, a cidadania se impõe nesta etapa da vida para que o senso crítico seja despertado.

Ademais, falar sobre cidadania incentiva relacionamentos saudáveis e conscientes, nos quais o cuidado com o meio ambiente e o respeito às diferenças, etnias e culturas se tornam relevantes para a vida comunitária.

7. Deixe suas últimas palavras.

Ingrid Merkler Moraes

Querido professor, seja sempre um mediador e um facilitador da aprendizagem. A maneira como o conhecimento será produzido em sala de aula dependerá de suas estratégias, práticas pedagógicas e das ferramentas que escolher utilizar durante o processo de ensino e aprendizagem. 

Aproveite ao máximo o tempo que lhe é confiado por cada um de seus alunos. Lembre-se sempre de que o professor deixará marcas permanentes na memória de cada um.

Jael Eneas

Viver Editora

Assessoria de Comunicação

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