Experimente o “Mergulho do Ser”

“Não vemos as coisas como são, vemos as coisas como somos”.

“Não vemos as coisas como são, vemos as coisas como somos”. Anaïs Nin (1903-1977),autora e escritora francesa.

Ao concluir o 1º. módulo da formação docente para a Secretaria de Educação Estadual de Rondônia (SEE-RO), o mestre Antônio Braga Filho, conhecido como professor Braguinha, destacou a marcante diferença entre trilho e trilha. “Trilho é um caminho fixo sem opções, ao passo que a trilha nos leva em direção a novos horizontes e possibilidades”.

Cerca de 6 mil profissionais de ensino do Ensino Fundamental (anos finais) e Médio da SEE-RO se inscreveram no programa de formação denominado Trilha de Desenvolvimento Docente (TDD), cuja live realizada em 06 de agosto, reuniu professores, orientadores educacionais, supervisores escolares e gestores espalhados por escolas estaduais de Rondônia. Em todo o Brasil são cerca de 40 mil professores participantes do projeto da Viver Editora.

Acesse a live: https://bit.ly/4dbBOUX

O TDD como experiência de formação docente continuada baseada no autoconhecimento e escolhas conscientes, divide-se em três esfera de desenvolvimento: pessoal, profissional e pedagógico. A palestra com citação de Khalil Gibran em sua obra-prima “O Profeta”, lançada em 1923. “Sou viagem e navegador. Todos os dias descubro novos continentes na profundeza de minha alma”.

A principal viagem é aquela que percorre o interior do ser, na verdade, um mergulho no ser. “Pela complexidade da existência humana vários continentes devem ser descobertos dentro de nós mesmos”, ponderou o professor Braguinha. A trajetória do autoconhecimento passa pela ideia de se expandir na complexidade.

Neste contexto, o professor Braguinha introduziu a teoria do antropólogo Jamais Cascio sobre o “Mundo Bani”. A expressão é formada da sigla inglês “brittle, anxious, nonlinear e incomprehensible” (frágil, ansioso, não-linear e incompreensível), onde os pesquisadores modernos retratam o porquê da necessidade do autoconhecimento.

Através de parábolas, vários conceitos foram apresentados durante a palestra, em destaque para o “Eu Desconhecido” e a aplicação da lenda grega da “Coruja de Minerva”. “A busca da compreensão real e a fuga das ilusões existenciais são atitudes imprescindíveis na formação do educador”, afiançou Braguinha.

Ao citar o psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970), proponente da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, o palestrante instigou: “Se você planejar ser qualquer coisa menos do que seja capaz de ser, você provavelmente será infeliz durante todos os dias da sua vida”.

No processo de crescimento considerou-se o “Efeito dos Caranguejos” com um questionamento: “Onde está o seu foco?”. Nenhum servidor da educação pode sentir o “Sabor da Vida” sem antes experimentar a trilha do desenvolvimento quer seja pessoal, profissional e docente.

Acesse a live: https://bit.ly/4dbBOUX

Jael Eneas, Blogger

Viver Editora

Assessoria de Comunicação

Relacionados

Descubra como o diálogo pode fortalecer a relação entre família, escola e jovens. Dicas práticas do autor Eduardo Araújo para superar desafios e planejar o futuro com consciência.

Viver Editora

A educação familiar é essencial para o desenvolvimento das crianças, proporcionando momentos de interação, aprendizado e afeto.

Viver Editora

O Dia da Consciência Negra celebra a história, resistência e contribuições afro-brasileiras, convidando à reflexão sobre igualdade e inclusão.

Viver Editora

Fique por dentro das novidades

Desenvolvemos projetos para um mundo em constante transformação e escolas ávidas por inovação.

Ao clicar em ”Enviar” você concorda com a Política de Privacidade.

plugins premium WordPress