Viver Editora | Jael Eneas, Educador
Entrar na sala de aula requer percepção aguçada, pois o espaço de ensino-aprendizagem está em constante mudança. O quadro negro deu lugar para diferentes tecnologias. Por isso motivar nativos digitais demanda do professor humildade para se perguntar como posso encantar minha classe?
No relacionamento aluno e professor existem desafios que se interpõem como a indisciplina, o insucesso escolar e o abandono da sala de aula. Além disso os Millennials se mostram imediatistas, vivem ultra conectados, se apresentam tímidos na fala pessoal, pois, as novas gerações preferem digitar e compartilhar imagens pelas redes sociais.
O trabalho do professor se impõe porque desafia o docente a dominar um mix de competências. O uso de metodologias ativas, principalmente aquelas calcadas nos recursos tecnológicos se candidatam motivar gerações Z e Alpha que nasceram entre 2000 e 2010.
O processo de ensino-aprendizagem deve fomentar ações transformadoras com base no protagonismo e autonomia. Desse modo, a sala de aula se torna num lugar motivador onde o viver, interagir, vibrar, escolher e o ressignificar se conecta com o propósito de vida.
Ideias
- Conheça o aluno
Cada aluno é um indivíduo único. Elabore mecanismos para saber como vive, descubra o que pensa e como vê o mundo. Dessa forma, consegue-se elaborar estratégias que enriquecem o coletivo sem abrir mão da individualidade.
Sonhe alto
A vida pode ser uma experiência fascinante. Dialogue sobre perspectivas inusitadas. Ensine o aluno a ver acima das nuvens. Desafios servem para motivar o corredor a ver a linha de chegada logo na saída!
Aprenda tecnologia
Não obstrua a mente para o novo. Organize um plano de aquisição pessoal de novos saberes na área tecnológica. Descubra com seu aluno caminhos inusitados e curtam juntos a experiência da descoberta.
- Faça conexões
Desenvolva atividades que se relacionem com a vida dos alunos. Integre conteúdos teóricos com a experiência do dia a dia. Transforme a turma numa central de conexões interessantes. O presente que projeta o futuro tira do passado as melhores lições.