O dia 27 de fevereiro celebra o recurso que impacta diariamente a vida dos alunos: o livro didático. Na condição de suporte docente, por vezes ele é a única alternativa para professores em sala de aula.
Porém, em tempos de alta convergência tecnológica, o livro didático se conecta com ferramentas audiovisuais do mundo digital para auxiliar no aprendizado discente em larga escala. Neste mix de formatos, o conteúdo de diversas áreas (literatura, química, física, matemática e história, por exemplo) se torna imprescindível.
Para marcar o momento festivo, a doutora em educação Cristina Zukowsky, autora e uma das coordenadoras do Projeto VIVER, fala do impacto do livro didático na vida dos alunos sob a perspectiva da formação para a vida.
1- Alunos e professores com os livros nas mãos. O que se espera agora?
Cristina Zukowsky A Editora comemora a data produzindo conteúdos relevantes. Não queremos apenas soltar livros nas mãos dos professores e alunos. Nossa missão é acompanhar o desenvolvimento das ações educativas após a impressão do livro.
Alunos e professores com os livros nas mãos. O que se espera agora?
Cristina Zukowsky Excelente pergunta. Não basta garantir o acesso ao livro didático. É importante que o conteúdo esteja inserido num projeto de formação planejado, intencional e, sobretudo, de acompanhamento discente.
No caso dos professores, a formação continuada se propõe subsidiar cada proposta contida nos livros. E isso inclui também a escola, a família e a comunidade. A Viver Editora acredita em projetos participativos. É assim que comemoramos o Dia do Livro Didático.
3- Livros didáticos para as famílias. Isso é importante no processo formativo?
Cristina Zukowsky Envolver os pais e responsáveis legais é o ponto da virada. Por isso, o Projeto VIVER tem conteúdo exclusivo para a família, desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, o “terceirão”.
A ideia é abrir horizontes e novos olhares profissionais, culturais e pessoais, além de oferecer suporte à família com relação ao conhecimento dos próprios filhos, sejam eles crianças ou adolescentes.
4- Como os livros podem ajudar as famílias?
Cristina Zukowsky Existem para cada livro didático materiais de apoio e suporte. Através de vídeos e dicas de atividades, que podem ser acessados por QR Codes especiais, a família participa e se torna parceira do professor.
5- Há algum projeto piloto em funcionamento?
Cristina Zukowsky Sim. Por exemplo, para os livros do 9º ano (ensino fundamental) e 1º ano (ensino médio), os autores gravaram palestras e oficinas interativas. Eu mesma, juntamente às famílias, tenho assistido às aulas e participado de atividades conjuntas.
6- Por que no ensino médio o Projeto VIVER é visto como “itinerário de vida”?
Cristina Zukowsky Para além das 1.800 horas de formação básica, a Viver Editora percebe que é possível converter as demais 1.200 horas em itinerários formativos. Isto é um diferencial, pois abre espaço para o aluno conhecer seu potencial.
7- Dialogar sobre competências e habilidades individuais é importante?
Cristina Zukowsky O mundo seria melhor se o aluno aprendesse a fazer escolhas assertivas ao descobrir melhor suas habilidades. Antes não havia espaço nem tempo para se discutir o projeto de vida na sala de aula.
8- Você escreveu livros para o 9o ano e o 1o ano do ensino médio. Como foi essa experiência?
Cristina Zukowsky Que experiência maravilhosa! Sou pesquisadora e professora universitária, mas voltei à educaçãobásica, entrei na sala de aula e conversei com os alunos. Perguntei sobre seus sonhos, anseios de vida e expectativas pessoais. Quis saber o que os alunos pensavam sobre a comunidade ao redor da escola.
Foi impactante perceber que os jovens têm ideias e, sobretudo, ideais. Sem dúvida, se houver diálogo e reflexão coletiva, teremos alunos mais preparados para a vida ao final do ensino médio.
9- Deixe suas últimas dicas.
Cristina Zukowsky A vida precisa ser vivida de forma intensa. Isso vale para professores, pais, família e estudantes. A VIVER Editora pode ser resumida no acróstico:
V (vivenciar e apreciar o conhecimento por si mesmo); I (interagir por meio de construtivos relacionamentos interpessoais); V (vibrar com motivação intrínseca em favor de si e do outro); E (escolher de forma crítica para a tomada de decisões); R (ressignificar constantemente o propósito e plano da vida).
Viver Editora Assessoria de Comunicação