“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.” – Epicteto, do grego Epictetus (55 – 135 a. C.), foi um filósofo frígio.
Em consequência dos efeitos gerados pela pandemia da covid-19 no processo educativo, acentua-se no Brasil o desafio da recomposição de conteúdos escolares. O Lemann Center da Stanford Graduate School of Education e o Instituto Natura conduziram estudos produzindo um importante relatório denominado “Recomposição das Aprendizagens: Estratégias Educacionais para Enfrentar os Desafios da Pandemia”.
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Os resultados da pesquisa trazem reflexões e apresentam caminhos para a superação. O documento se estrutura em três blocos:
1. Busca Ativa
Mapeamento de estratégias focadas nas razões da evasão de alunos, visando garantir o retorno destes alunos através da busca ativa e sugestões de políticas que estimulem a permanência estudantil.
2. Recomposição de Aprendizagens
Mapeamento de estratégias que acelerem a aprendizagem e recomponham conteúdos perdidos, além de apresentar soluções docentes com base na assistência de professores-regentes ou alunos-tutores.
3. Acolhimento e Saúde Mental nas Escolas
Mapeamento de estratégias com foco na saúde mental e emocional das crianças, adolescentes e adultos dentro do ambiente escolar, sobretudo nas melhores práticas da prevenção ao suicídio e à depressão sistêmica.
O documento se valeu de cinco atividades que juntaram as pesquisas para sua elaboração final: (1) levantamento internacional de boas práticas para a recomposição de aprendizagens; (2) diálogo com especialistas internacionais; (3) grupos de escuta com alunos e educadores; (4) oficinas de cocriação do documento; e, por fim, (5) mapeamento de estratégias para compor o documento.
Nas premissas documentais aparecem os três maiores desafios para recomposição da aprendizagem:
1. Aumento da Evasão Escolar
De acordo com o Cenário da Exclusão Escolar da UNICEF, citado no documento, cerca de 1,1 milhão de crianças de 4 a 17 anos estavam sem acesso à educação no Brasil em 2019. No ano seguinte, essa cifra aumentou para cerca de 5,2 milhões, sendo 1,5 milhões de crianças e adolescentes. Acrescentaram-se 3,7 milhões sem nenhum acesso escolar, elevando os riscos de evasão.
O documento apresenta três estratégias para combater o abandono e a evasão escolar: mobilização comunitária, estratégias de gestão e auxílio à permanência estudantil.
2. Aumento de Lacunas de Aprendizagem
Dentre os 5,2 milhões de estudantes que ficaram sem acesso à educação em 2020, cerca de 41% estavam na etapa de alfabetização, ou seja, tinham entre 6 a 10 anos, segundo a pesquisa do UNICEF.
Além disso, 51% das crianças que estavam em processo de alfabetização na rede pública brasileira ficaram no mesmo estágio de aprendizado, ou seja, não houve aprendizagem de novos conteúdos durante a pandemia, segundo o documento. Por causa deste contexto, a demanda por estratégias de recomposição de aprendizagens se torna urgente para todas as etapas de ensino.
3. Piora na Saúde Mental e Emocional de Estudantes e Professores
Em 2021, dados do Instituto Datafolha mostraram o impacto na saúde mental durante a pandemia: a maioria das crianças e adolescentes ganhou peso; 44% ficaram mais tristes; 41% ficaram mais quietos; 40% ficaram mais nervosos; 38% sentiram mais medo; e 34% perderam o interesse pela escola, conforme entrevistas com jovens de 10 a 15 anos, registra o documento.
Se antes da pandemia o debate sobre saúde mental nas escolas era desafiador, anos após pandemia o tema continua sendo relevante e necessário, no sentido de implementar alternativas de acolhimento e estratégias ativas para a recomposição de aprendizagem.
Seja um Agente Ativo da Recomposição da Aprendizagem
Como sugestão didática, a Editora Órbita apresenta a Coleção Constellatio, que fornece materiais para alunos e professores da Educação Básica, com foco na recomposição de conteúdo em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Ciências Humanas (História e Geografia).
Acesse a entrevista com o organizador da Coleção, Antonio Nicolau Youssef, sobre a Constellatio, na qual o educador detalha sobre a coleção, sua estrutura e metodologia.
Acesse a entrevista com o Coordenador do Projeto
https://www.vivereditora.com.br/recomposicao-de-conteudo-propoe-visao-integral/
Jael Eneas
Editora Órbita
Assessoria de Comunicação