Soluções Educacionais para a Recomposição de Aprendizagem

“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.”

“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.” – Epicteto, do grego Epictetus (55 – 135 a. C.), foi um filósofo frígio.

Em consequência dos efeitos gerados pela pandemia da covid-19 no processo educativo, acentua-se no Brasil o desafio da recomposição de conteúdos escolares. O Lemann Center da Stanford Graduate School of Education e o Instituto Natura conduziram estudos produzindo um importante relatório denominado “Recomposição das Aprendizagens: Estratégias Educacionais para Enfrentar os Desafios da Pandemia”.

Acesse o documento completo

https://www.institutonatura.org/wp-content/uploads/2022/04/Guia-sobre-Recomposic%CC%A7a%CC%83o-das-Aprendizagens-25.04.pdf

Os resultados da pesquisa trazem reflexões e apresentam caminhos para a superação. O documento se estrutura em três blocos:

1. Busca Ativa

Mapeamento de estratégias focadas nas razões da evasão de alunos, visando garantir o retorno destes alunos através da busca ativa e sugestões de políticas que estimulem a permanência estudantil.

2. Recomposição de Aprendizagens

Mapeamento de estratégias que acelerem a aprendizagem e recomponham conteúdos perdidos, além de apresentar soluções docentes com base na assistência de professores-regentes ou alunos-tutores.

3. Acolhimento e Saúde Mental nas Escolas

Mapeamento de estratégias com foco na saúde mental e emocional das crianças, adolescentes e adultos dentro do ambiente escolar, sobretudo nas melhores práticas da prevenção ao suicídio e à depressão sistêmica. 

O documento se valeu de cinco atividades que juntaram as pesquisas para sua elaboração final: (1) levantamento internacional de boas práticas para a recomposição de aprendizagens; (2) diálogo com especialistas internacionais; (3) grupos de escuta com alunos e educadores; (4) oficinas de cocriação do documento; e, por fim, (5) mapeamento de estratégias para compor o documento.

Nas premissas documentais aparecem os três maiores desafios para recomposição da aprendizagem:

1. Aumento da Evasão Escolar

De acordo com o Cenário da Exclusão Escolar da UNICEF, citado no documento, cerca de 1,1 milhão de crianças de 4 a 17 anos estavam sem acesso à educação no Brasil em 2019. No ano seguinte, essa cifra aumentou para cerca de 5,2 milhões, sendo 1,5 milhões de crianças e adolescentes. Acrescentaram-se 3,7 milhões sem nenhum acesso escolar, elevando os riscos de evasão.

O documento apresenta três estratégias para combater o abandono e a evasão escolar: mobilização comunitária, estratégias de gestão e auxílio à permanência estudantil.

2. Aumento de Lacunas de Aprendizagem

Dentre os 5,2 milhões de estudantes que ficaram sem acesso à educação em 2020, cerca de 41% estavam na etapa de alfabetização, ou seja, tinham entre 6 a 10 anos, segundo a pesquisa do UNICEF.

Além disso, 51% das crianças que estavam em processo de alfabetização na rede pública brasileira ficaram no mesmo estágio de aprendizado, ou seja, não houve aprendizagem de novos conteúdos durante a pandemia, segundo o documento. Por causa deste contexto, a demanda por estratégias de recomposição de aprendizagens se torna urgente para todas as etapas de ensino.

3. Piora na Saúde Mental e Emocional de Estudantes e Professores

Em 2021, dados do Instituto Datafolha mostraram o impacto na saúde mental durante a pandemia: a maioria das crianças e adolescentes ganhou peso; 44% ficaram mais tristes; 41% ficaram mais quietos; 40% ficaram mais nervosos; 38% sentiram mais medo; e 34% perderam o interesse pela escola, conforme entrevistas com jovens de 10 a 15 anos, registra o documento.

Se antes da pandemia o debate sobre saúde mental nas escolas era desafiador, anos após pandemia o tema continua sendo relevante e necessário, no sentido de implementar alternativas de acolhimento e estratégias ativas para a recomposição de aprendizagem.

Seja um Agente Ativo da Recomposição da Aprendizagem

Como sugestão didática, a Editora Órbita apresenta a Coleção Constellatio, que fornece materiais para alunos e professores da Educação Básica, com foco na recomposição de conteúdo em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Ciências Humanas (História e Geografia).

Acesse a entrevista com o organizador da Coleção, Antonio Nicolau Youssef, sobre a Constellatio, na qual o educador detalha sobre a coleção, sua estrutura e metodologia.

Acesse a entrevista com o Coordenador do Projeto

https://www.vivereditora.com.br/recomposicao-de-conteudo-propoe-visao-integral/

Jael Eneas

Editora Órbita

Assessoria de Comunicação

Relacionados

O novo ano traz um misto de continuidade e mudança, com promessas que dependem do olhar e da ação de quem as vive. Cada dia oferece a chance de construir algo verdadeiramente único.

Viver Editora

Descubra o significado profundo das formaturas: celebrações que honram trajetórias acadêmicas, marcam ritos de passagem e promovem a integração social.

Viver Editora

Fique por dentro das novidades

Desenvolvemos projetos para um mundo em constante transformação e escolas ávidas por inovação.

Ao clicar em ”Enviar” você concorda com a Política de Privacidade.

plugins premium WordPress