Na pós-graduação, fazer a matrícula é o primeiro passo. Porém, o que nem todos dizem é que toda “pós” tem suas montanhas. A história de Todd Huston pode ajudar você.
O autor, inventor e palestrante Todd Huston, nascido em 8 de abril de 1961, só tem uma perna, mas isso não foi empecilho para se tornar um recordista mundial. No livro More Than Mountains, ele conta sua aventura de alpinista pelas cordilheiras dos Estados Unidos e Alasca.
Embora tenha perdido uma das pernas em um acidente de esqui aquático aos 14 anos de idade, sua determinação para alcançar alvos propostos o manteve sempre animado. É de Huston a frase: “o homem não está pronto a menos que se livre do medo, pois o medo o confina e limita seus alvos”.
Com invejável vontade, Huston colocou no coração o alvo de subir o pico mais alto de cada uma das 50 cordilheiras americanas. Em 66 dias, 22 horas e 47 minutos ele conseguiu escalar todos os cinquenta picos, batendo o recorde mundial anterior, que tinha sido de 101 dias.
Não foi nada fácil, por exemplo, enfrentar o Monte McKinley, que é considerado o ponto mais alto da América do Norte, com quase 7.000 mil metros de altura. Em meio a neve e gelo, o avanço aconteceu com determinação, coragem e planejamento de cada movimento rumo ao objetivo.
Ao ser perguntado: “como você foi capaz de escalar todas aquelas montanhas?”, ele respondeu: “se você ficar olhando para os ferimentos, sua vida será em função disso. Por isso, concentre-se na meta proposta”. A superação é um estado de espírito que faz de cada montanha uma motivação diária, constante e intransferível.
Durante a pós-graduação escolhida, podem aparecer insuperáveis desafios, até porque na trajetória da requalificação acadêmica é preciso enfrentar obstáculos pessoais, financeiros e familiares. Apesar disso, a carreira profissional se faz com planejamento e foco bem definidos.
No Alasca, para Huston escalar o Monte McKinley (com uma só perna), além de coragem e determinação, ele precisou de um planejamento. Cada movimento foi pensado, calculado, focado no objetivo final.
Coloque tudo no papel. Identifique quais são suas montanhas. Planeje para cada desafio estratégias factíveis e mensuráveis. Tenha o tempo como aliado. Seja metódico e perseverante. Torne-se no Todd Huston de seu curso de pós-graduação. A VIVER Editora deseja a você sucesso. Faça contato conosco.