Ninguém pode decidir como nascer, mas podemos escolher como viver. Inspirado no dramático dilema do que fazer com quem somos, nasceu o Projeto VIVER do 8º ano. A pretensão não é ser um manual de vida, mas quem sabe um lembrete dela. Neste período da vida escolar, geralmente, o aluno tem entre 12 e 14 anos, fase em que questionamentos lampejam furiosamente, os ventos da insegurança se lançam para lá e para cá. Os adolescentes chovem seu desejo por identidade.
A primeira parte do livro auxilia o aluno a encarar as mudanças dentro de si: as pulsões da puberdade, os dilemas da autoestima e as inseguranças dos relacionamentos. Apenas após lidar com os deslocamentos internos, o adolescente estará pronto para encarar as mutações do mundo. O desafio agora é enfrentar a realidade que também passa por uma sucessão abrupta de mudanças, tanto em tecnologia quanto em linguagem, bem como na pluralidade de ideologias. O livro desperta o estudante para o lado mais ensolarado da vida: as aventuras, as companhias e as coisas que o dinheiro não pode comprar. O final do livro trata do caminho da vida num sentido mais concreto: as responsabilidades, os deveres e os aprendizados.