Cristina Zukowsky | Autora da Viver Editora
O investimento em qualquer área de formação representa o consequente envolvimento do indivíduo com um número sempre maior de referenciais teóricos diferentes, levando em consideração funções e contribuições específicas.
Inicialmente a leitura e compreensão leitora em si podem estimular e despertar funções e conexões mentais para um raciocínio mais crítico e fundamentado em evidências ou mesmo para o estímulo à imaginação e pensamento divergente e criativo.
Profissionais leitores conseguem facilmente interpretar ideais, problemas e soluções, buscando alternativas para os dilemas que se impõem em cada área profissional a partir de diferentes referenciais, pessoas e culturas.
Em um mundo interconectado e em desenvolvimento contínuo não se pode esperar de um profissional a superficialidade nas ideias, nos projetos e na formação. É preciso interagir com conhecimentos inovadores que desafiam postulados e tradições e apontam renovados cenários e estratégias de ação. A leitura é o caminho para percorrer pela riqueza do conhecimento acumulado e filtrar a essência, focar nos pontos que podem contribuir em cada etapa do desenvolvimento profissional.
Claro que a leitura pode impactar no desenvolvimento integral do profissional, seja emocional, espiritual, ético, estético, físico, cognitivo ou tecnológico. Criar e expandir ideias, auxiliar nos juízos e tomada de decisões, expandir a cognição, consolidar a autonomia e reflexividade.
O profissional que lê pode ser também construtor e produtor de novos conhecimentos ao envolver-se de forma comprometida e sistemática com a pesquisa e o pensamento científico ou mesmo monitorar resultados e atualizar-se em relação às recentes descobertas de sua área de atuação.
A leitura pode capacitar uma pessoa comum a se tornar um profissional extraordinário!