Música em sala de aula não é luxo

“A música tem poder transformador. Ao expressar sentimentos, ela inspira e transpira emoções.”


Maressa Manfre: “A música tem poder transformador. Ao expressar sentimentos, ela inspira e transpira emoções.”

1 – Minhas dicas | Maressa Manfre, autora

 1. Integração com o currículo:

Contextualização: antes de iniciar qualquer atividade musical, faça a conexão do conteúdo da brincadeira com os temas trabalhados em sala de aula. Isso ajudará a criar uma ponte entre o que os alunos já conhecem e o que irão explorar nas atividades.


2.
Preparação para as atividades:

Espaço físico: certifique-se de que o espaço em que a atividade será realizada é adequado. Assegure-se de que há espaço suficiente para que os alunos possam se movimentar livremente.

Recursos necessários: verifique com antecedência todos os materiais e recursos necessários para a atividade. Isso inclui não apenas instrumentos ou objetos físicos, mas também a tecnologia para acessar os vídeos via QR code, caso você tenha alguma dúvida.

3. Engajamento dos alunos:

Inclusão: garanta que todos os alunos participem das atividades. Para alunos com necessidades especiais, considere adaptações que possam torná-las mais acessíveis.

Motivação: encoraje os alunos a expressar suas ideias e sentimentos durante as atividades. Pergunte como eles se sentiram durante a brincadeira e o que aprenderam.

4. Avaliação e reflexão:

Feedback constante: após cada atividade, reserve um momento para discutir com os alunos o que foi aprendido. Faça perguntas que incentivem a reflexão, como “O que você achou mais divertido?” ou “Como essa atividade ajudou você a trabalhar em equipe?”.

5. Adaptação às necessidades da turma:

Flexibilidade: sinta-se à vontade para adaptar as atividades conforme as necessidades e o ritmo da turma. Nem todas as atividades precisam ser seguidas à risca; o importante é que elas sejam significativas para os alunos.

Variação de dificuldade: algumas atividades podem ser simplificadas ou tornadas mais desafiadoras dependendo do nível de desenvolvimento da turma.

6. Interação com a família:

Extensão para casa: sugira atividades que os alunos possam realizar em casa com suas famílias. Isso não só reforça o aprendizado, mas também promove o envolvimento familiar.

Compartilhamento de resultados: incentive os alunos a compartilhar com seus familiares o que aprenderam nas atividades musicais, mostrando vídeos ou recriando as brincadeiras em casa.

2 – Motivação às famílias

A música é uma ponte que une as pessoas e transforma o aprendizado. Para as famílias, ela fortalece os laços e ajuda as crianças a crescerem mais seguras e felizes. 

Para os alunos, a música é uma forma de se expressar, de criar e de sonhar sem limites. Para os professores, a música é uma ferramenta poderosa que torna o aprendizado mais envolvente e divertido, ajudando os alunos a desenvolverem habilidades importantes para a vida. Ao trazer a música para o dia a dia, abrimos portas para novas descobertas e celebramos cada passo nessa jornada juntos.

3 – Saiba + | Acesse

http://bit.ly/3YqOEXj

4 – Onde encontrar a coleção

https://www.vivereditora.com.br/projeto-viver

Jael Eneas, Blogger

Viver Editora

Assessoria de Comunicação

Relacionados

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

Viver Editora

“A música tem poder transformador. Ao expressar sentimentos, ela inspira e transpira emoções.”

Viver Editora

“É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.”

Viver Editora

Fique por dentro das novidades

Desenvolvemos projetos para um mundo em constante transformação e escolas ávidas por inovação.

Ao clicar em ”Enviar” você concorda com a Política de Privacidade.