Maressa Manfre: “A música tem poder transformador. Ao expressar sentimentos, ela inspira e transpira emoções.”
1 – Minhas dicas | Maressa Manfre, autora
1. Integração com o currículo:
Contextualização: antes de iniciar qualquer atividade musical, faça a conexão do conteúdo da brincadeira com os temas trabalhados em sala de aula. Isso ajudará a criar uma ponte entre o que os alunos já conhecem e o que irão explorar nas atividades.
2. Preparação para as atividades:
Espaço físico: certifique-se de que o espaço em que a atividade será realizada é adequado. Assegure-se de que há espaço suficiente para que os alunos possam se movimentar livremente.
Recursos necessários: verifique com antecedência todos os materiais e recursos necessários para a atividade. Isso inclui não apenas instrumentos ou objetos físicos, mas também a tecnologia para acessar os vídeos via QR code, caso você tenha alguma dúvida.
3. Engajamento dos alunos:
Inclusão: garanta que todos os alunos participem das atividades. Para alunos com necessidades especiais, considere adaptações que possam torná-las mais acessíveis.
Motivação: encoraje os alunos a expressar suas ideias e sentimentos durante as atividades. Pergunte como eles se sentiram durante a brincadeira e o que aprenderam.
4. Avaliação e reflexão:
Feedback constante: após cada atividade, reserve um momento para discutir com os alunos o que foi aprendido. Faça perguntas que incentivem a reflexão, como “O que você achou mais divertido?” ou “Como essa atividade ajudou você a trabalhar em equipe?”.
5. Adaptação às necessidades da turma:
Flexibilidade: sinta-se à vontade para adaptar as atividades conforme as necessidades e o ritmo da turma. Nem todas as atividades precisam ser seguidas à risca; o importante é que elas sejam significativas para os alunos.
Variação de dificuldade: algumas atividades podem ser simplificadas ou tornadas mais desafiadoras dependendo do nível de desenvolvimento da turma.
6. Interação com a família:
Extensão para casa: sugira atividades que os alunos possam realizar em casa com suas famílias. Isso não só reforça o aprendizado, mas também promove o envolvimento familiar.
Compartilhamento de resultados: incentive os alunos a compartilhar com seus familiares o que aprenderam nas atividades musicais, mostrando vídeos ou recriando as brincadeiras em casa.
2 – Motivação às famílias
A música é uma ponte que une as pessoas e transforma o aprendizado. Para as famílias, ela fortalece os laços e ajuda as crianças a crescerem mais seguras e felizes.
Para os alunos, a música é uma forma de se expressar, de criar e de sonhar sem limites. Para os professores, a música é uma ferramenta poderosa que torna o aprendizado mais envolvente e divertido, ajudando os alunos a desenvolverem habilidades importantes para a vida. Ao trazer a música para o dia a dia, abrimos portas para novas descobertas e celebramos cada passo nessa jornada juntos.
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4 – Onde encontrar a coleção
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Jael Eneas, Blogger
Viver Editora
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