Jael Eneas de Araujo, Educador da Viver Editora
O mundo mudou inquestionavelmente! A reviravolta promovida pelas novas tecnologias atinge a escola, alunos, professores e a comunidade. Desde o cenário em domicílios familiares que se adequam para instalar equipamentos que interagem com o mundo virtual até o ambiente da sala de aula, onde se observam câmeras, tablets e celulares inteligentes em lugar do giz e da lousa, o aprendizado hoje se vale de recursos nunca antes vistos no dia a dia da educação.
Observa-se que as novas tecnologias têm sido aliadas importantes na educação, pois, ao tornar as aulas mais atrativas, despertando a curiosidade e atenção dos alunos, sem dúvida, melhoram a produtividade, auxiliam educadores a dinamizarem as aulas e favorecem o interesse dos alunos em aprender sobre a realidade objetiva.
No campo da leitura, por exemplo, o hipertexto não deixa dúvida de como o novo jeito de ler veio para ficar. Como ferramenta digital, o hipertexto interliga diferentes blocos de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudios e infográficos) que se vinculam a outros blocos mantendo, porém, uma relação associativa entre si através de links. Isto muda a forma de apreender o mundo, inclusive, permite vê-lo por meio de múltiplas lentes.
Agora, saber se as novas tecnologias ajudam ou atrapalham o ensino-aprendizagem… talvez a real resposta venha à medida que o processo de mudança seja experimentado, avaliado e comparado cientificamente.
Todavia, é importante salientar que a tecnologia não substitui o papel docente, pois educadores têm uma missão intransferível, que é o exercício da reflexão-ação-reflexão. Saber utilizar as novas mídias e softwares, sobretudo, conduzir aulas on-line, tutoriais de aprendizagem, pesquisas interativas constitui ainda desafios permanentes. O educador sempre será aquele que vê a realidade presente além de seu tempo.