Entre os dias 23 e 26 de abril, a Viver Editora marcou presença na Bett Brasil 2024, o maior evento de inovação e tecnologia em educação da América Latina. A equipe da Viver Editora recebeu milhares de visitantes durante os quatro dias de exposição, apresentando os projetos da editora.
A Viver Editora escolheu a Bett Brasil como palco para o lançamento de três novas coleções para professores: “TDAH – Universo de Potenciais”, que traz um olhar amplo e aplicado à prática pedagógica sobre o transtorno; “TEAR – linhas da inclusão”, que apresenta aos educadores toda a trama necessária para acolher e incluir alunos com autismo; e “Aprende e Joga”, uma formação sobre gamificação na prática.
Tudo isso, além dos projetos já consagrados da editora, como a Trilha de Desenvolvimento Docente e o Projeto VIVER, criado para direcionar educadores no processo de orientar seus alunos na construção de um projeto de vida significativo.
“Como autores, pesquisadores e coordenadores de coleção, achamos incrível a sensação de poder ter contato com professores e gestores de diferentes regiões do país, seja da rede pública ou privada. E eles se encantaram! Ouvir que o nosso portfólio de materiais é diferenciado, que é conceitual e prático, é um estímulo para continuarmos”, disse Cristina Zukowski Tavares, coordenadora do Projeto VIVER.
No segundo dia de evento, a Cris ministrou uma palestra e participou de um debate sobre o papel da educação socioemocional na construção de vidas significativas. O processo de idealização e criação do Projeto VIVER foi apresentado aos congressistas, que puderam ouvir também como o material foi aplicado na Fundação Casa, onde Cris é voluntária. O impacto do que foi dito transcendeu o palco, influenciando práticas e inspirando mudanças.
“Estive na palestra ontem e foi muito significativo. A palestra levou o conhecimento socioemocional de uma maneira bem mais próxima à nossa realidade. Às vezes, não temos a didática certa para orientar o professor como fazer, e a proposta do Projeto VIVER é excelente! É muito prática, a gente pode ver que ela realmente acontece, faz parte da nossa realidade”, foi o que declarou a congressista Tatiane Paula, educadora no interior de São Paulo, que fez questão de visitar o estande para conhecer mais de perto o projeto que havia sido apresentado na palestra.
A alegria e a sensação de que o objetivo com a nossa presença na feira havia sido alcançado são a prova de que estamos no rumo certo. Nas palavras do professor Antonio Braga, coordenador-geral da Viver Editora: “A gente curtiu cada instante desses quatro dias, cada experiência fantástica… os encontros, o networking foi maravilhoso e já estamos planejando tudo para 2025!”.
Ana Isabel Passos, Jornalista