Trabalho Docente no Dia do Trabalho

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” – Cora Coralina (1889-1985), escritora, contista e poetisa brasileira.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” – Cora Coralina (1889-1985), escritora, contista e poetisa brasileira.

Quando se fala em sociedade civil organizada, transmissão de conhecimento, formação ética e cidadania, reflete-se necessariamente sobre o trabalho docente. Porém, a natureza do labor professoral faz com que a tarefa do educar seja tão desafiadora quanto a formação docente, sobretudo, na organização política da classe.

Para celebrar o Dia Internacional do Trabalho, comemorado em 1º de maio em centenas de países, o blog da Viver selecionou produções científicas sobre o tema, por entender que o professor é o agente ativo no papel transformador da realidade. Por isso ele se torna a figura mais importante do processo educativo.

 

1. O Trabalho Docente e Modelos de Formação: velhos e novos embates e representações

Autoria: Barreto, Elba Siqueira de Sá

Modalidade: Artigo | Revista Fundação Carlos Chagas

Link | PDF  –  https://bit.ly/3QerbHi

Resumo/Objetivo (Síntese)

O texto propõe-se a discutir o peso das representações relativas ao exercício da profissão docente e seu enraizamento histórico, à luz de pesquisas recentes sobre o trabalho dos professores da educação básica no país e a sua formação nos cursos de licenciatura e pedagogia, conferindo especial atenção ao período de criação dos sistemas de ensino, por ser gerador de paradigmas que persistem na atualidade.

 

2. Significado e Sentido do Trabalho Docente

Autoria: Basso, Itacy Salgado

Modalidade: Artigo | Revista Cedes

Link | PDF  –  https://bit.ly/44eILAM

Resumo/Objetivo (Síntese)

O estudo tem como objetivo a compreensão do trabalho docente como um aprofundamento teórico-metodológico orientador da atividade de formação acadêmica e continuada de professores. Discute-se a natureza do trabalho docente, sustentando a sua particularidade, caracterizada por uma certa autonomia e denotando a importância da formação do professor para o exercício da prática pedagógica.

 

3. Trabalho Docente no Ensino Superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)

Autoria: Gemelli, Catia Eli; Closs, Lisiane Quadrado;

Modalidade: Artigo | Revista Cedes

Link | PDF  –  https://bit.ly/4d9H6k1

Resumo/Objetivo (Síntese)

O artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre o trabalho docente no Ensino Superior, publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com o uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo.

 

4. Clima Escolar e suas Implicações para o Trabalho Docente

Autoria: Pereira, Peter Paul; Rebolo, Flavines

Modalidade: Artigo | Revista – Universidade Católica Dom Bosco

Link | PDF  –  https://bit.ly/4aONTy4

Resumo/Objetivo (Síntese)

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar o clima escolar, segundo a percepção dos professores de uma escola pública do Município de Campo Grande, MS, e suas implicações para o trabalho docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa descritiva, utilizou como procedimentos metodológicos a coleta de dados, um questionário sobre clima escolar e entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa 24 professores.

 

5. Trabalho Docente e o Novo Plano Nacional de Educação: valorização, formação e condições de trabalho

Autoria: Hypolito, Álvaro Luiz

Modalidade: Artigo | Revista Cedes

Link | PDF  –  https://bit.ly/3UgNJbK

Resumo/Objetivo (Síntese)

O artigo discute o trabalho docente na Escola Básica e as novas perspectivas indicadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), em particular as indicações que se relacionam com a valorização, a formação e as condições de trabalho. Há boas expectativas no novo PNE quanto às formas de financiamento para a Educação Básica, mas há muitas dúvidas quanto às formas de avaliação da educação e suas repercussões sobre o trabalho docente.

Jael Eneas

Viver Editora

Assessoria de Comunicação

Fique por dentro das novidades

Desenvolvemos projetos para um mundo em constante transformação e escolas ávidas por inovação.

Ao clicar em ”Enviar” você concorda com a Política de Privacidade.

plugins premium WordPress