“Vamos mudar o jeito de falar com a pessoa idosa?” é o nome de uma iniciativa da Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP) com viés educativo e comunitário.
A promoção da cartilha é fruto de uma atividade de extensão universitária da Universidade Federal de São Paulo com pessoas idosas. O objetivo dessa ação é combater o etarismo e promover a cultura de respeito e proteção à terceira idade.
O Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 com o propósito de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.
No Brasil, a data recebeu respaldo legal por meio da Lei nº 11.433/2006, cuja iniciativa determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso promovam a realização e a divulgação de eventos que valorizem as pessoas idosas na sociedade.
A cartilha para colorir tem o objetivo de ensinar crianças em idade escolar a modificar frases e comportamentos preconceituosos em relação às pessoas idosas, por meio da pintura de ilustrações e leitura de expressões mais humanas e acolhedoras.
UNIFESP
Universidade Federal de São Paulo
Cartilha: Vamos mudar o jeito de falar com a pessoa idosa?
Autoria
Bomfim, Bruna Santos; Freitas, Caio Valério; Baldoino, Geovanna Dias; Pereira, Jaqueline Barreto; Pimenta, Letícia da Silva; Martins, Letícia Yazigi; Hino, Paula; Yoshitome, Aparecida Yoshie; Fernandes, Hugo.
Modalidade
Programa de Extensão Universitária
Link | PDF: https://repositorio.unifesp.br/11600/66015
Baixar o Livro: https://bit.ly/3QDX1Oy
Resumo/Objetivo (Síntese)
Pesquisas científicas indicam que uma das principais causas de violência doméstica são os conflitos entre as gerações. A maneira como nos expressamos podem entristecer as pessoas, especialmente as pessoas idosas. Então, que tal aprender novas formas de falar?
Esta cartilha vai ajudá-lo com isso, permitindo você colorir e aprender frases sem preconceitos contra idosos. Então, vamos colorir e aprender!
Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação