Leis regulamentam celulares nas escolas

Multiethnic School Kids Using Mobile Phones Sitting Over Gray Background
Descubra como as novas leis regulamentam o uso de celular nas escolas no Brasil e no mundo. Saiba os impactos e recomendações.

Há um mês foi o Estado de São Paulo que aprovou lei no. 18.058, publicada no Diário Oficial em 6 de dezembro, onde proibiu em território paulista o uso de celulares por alunos das escolas públicas e particulares da Educação Básica. Ficam também restritos os demais dispositivos móveis. A lei entrou em vigor a partir da data de publicação.

Em janeiro foi a vez do Governo Federal tomar decisão semelhante. O decreto-lei sancionado pelo Presidente da República em 13 de janeiro, amplia a proibição, pois, inclui a hora dos recreios e intervalos, porém, o decreto deverá ser regulamentado para valer a partir da data de publicação. De acordo com a nova lei no. 15.100/2025, os alunos poderão levar os celulares na mochila, todavia, o uso será vedado, salvo em caso de saúde ou outras emergências.


Além do Brasil, países como França, Espanha, Finlândia, Itália, Holanda, Canadá, Suíça, Portugal e México têm adotado medidas restritivas. O movimento é global. Foi a partir do relatório da UNESCO, de junho de 2023, que recomenda o uso protegido de tecnologias nas escolas, devido ao rico de transtornos psíquicos, ansiedade e depressão.

Leia o artigo completo: https://news.un.org/feed/view/en/story/2023/07/1139122

celulares nas escolas
celulares nas escolas

Prevenir sempre será o melhor remédio

Um caso crítico na Flórida, EUA, chamou atenção de pais, educadores e legisladores em todo mundo. Foi o suicídio de Sewell Setzer, um jovem de 14 anos que interagia com um chatbot inspirado em uma personagem de “Game of Thrones”. O fato gerou processo judicial contra a startup de inteligência artificial Chacacter.AI.

Segundo relatos da mãe, Megan Garcia, a relação obsessiva levou o adolescente a se isolar cada vez mais. Nas acusações judiciais sugeriu-se que a empresa tenha falhado por não alertar os responsáveis sobre comportamento autodestrutivo do personagem fictício.

O caso chama atenção para os desafios da segurança no contexto da IA. Além disso, provoca reflexão quanto ao uso da inteligência artificial e o impacto na saúde mental. A responsabilidade recai não somente nas empresas, mas, também nas famílias que devem dialogar de forma aberta com os filhos. O melhor caminho sempre será a prevenção.

celulares nas escolas
celulares nas escolas

Sugestões para Controlar a Tela

  • Estabeleça limites. Coloque um alarme no celular para estabelecer o tempo limite na atividade online. Alterne o uso do celular com atividades sócio-recreativas.
  • Identifique gatilhos. Procure saber o que desencadeia o uso obsessivo do celular. Ao descobrir combata a causa, descubra formas de enfrentar o vício.
  • Desative as notificações. Desligue o dispositivo de lembretes de mensagens. Isto ajuda a diminuir a tentação de olhar o celular toda hora.
  • Faça a higiene do sono.  Evite ler, conferir, responder mensagens na hora de dormir. O melhor é não deixar o celular perto da cama. Desapegue-se!
  • Escolha atividades mais saudáveis. Substitua a vontade de navegar por outras atividades. Mudança de comportamento requerer tomada de decisão.

 

Jael Eneas, Educador
Viver Editora
Multiverso das Letras

 

right
left

Relacionados

Na área da Educação, os “games” se valem do lúdico e da lógica dos jogos interativos para prender a atenção dos alunos e motivar a aprendizagem. O objetivo é tornar o processo de ensino mais dinâmico, divertido e envolvente....

Viver Editora

Entrevista com o educador Antonio Braga Filho, diretor de conteúdo da Viver Editora, conhecido como Professor Braguinha....

Viver Editora

A IA generativa veio para ficar. Saiba qual é a relação entre o Consenso de Pequim e o impacto na sala de aula....

Viver Editora

Fique por dentro das novidades

Desenvolvemos projetos para um mundo em constante transformação e escolas ávidas por inovação.


Ao clicar em ”Enviar” você concorda com a Política de Privacidade.

plugins premium WordPress