Dia do Professor e a Educação Libertadora

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”


“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” – Paulo Freire (1921-1997).

Não há como falar sobre o Dia do Professor sem refletir sobre a importância do professor na formação de indivíduos críticos e conscientes. 

Como educadora, que acredita na educação como uma prática transformadora, vejo a importância de enfatizar a educação também como um ato de resistência. Autores como Bell Hooks e Paulo Freire, grandes referências na minha formação, acreditam que a educação vai além da transmissão de conhecimento, sendo um processo dialógico, no qual o educador e o educando envolvem-se em uma construção coletiva de saberes. 

Assim, vemos a importância de uma educação que seja inclusiva e que reconheça as diversas identidades dos alunos.A sala de aula deve ser um espaço seguro e acolhedor, no qual todos se sintam valorizados e ouvidos. Para construir uma comunidade em sala de aula, é importante reconhecer o valor de cada voz individual. 

A partir do momento em que o professor promove um ambiente de aprendizagem que celebra a diversidade, ele se torna um agente de mudança, ajudando os alunos a se tornarem cada vez mais conscientes de suas realidades e das injustiças sociais que os cercam.

O educador Paulo Freire, ao longo de seu trabalho, defendia que a educação deveria ser um ato de libertação. Ele criticava a educação bancária, na qual o aluno é visto como um recipiente passivo de informações, e propunha uma prática pedagógica que fomentasse a curiosidade e o questionamento, acreditando que o diálogo é fundamental para o processo educativo, pois é por meio dele que se estabelece uma verdadeira troca de saberes. 

Escolas que desenvolvem projetos que mobilizam a comunidade escolar, como a EMEI Nelson Mandela, exaltam, na prática, a importância de uma educação crítica e libertadora.

Neste Dia do Professor, celebramos não apenas os educadores, mas também suas práticas que buscam transformar a educação em um espaço de resistência e libertação. É possível enxergar a sala de aula como um microcosmo da sociedade, onde se pode cultivar uma cultura de respeito, inclusão e pensamento crítico. 

Ao reconhecer e valorizar a importância dos professores, reafirmamos nosso compromisso com uma educação que realmente transforma vidas e contribui para a construção de um futuro mais justo e igualitário.

Andressa Moreira

Assessora Pedagógica

Editora Via Lúdica

Relacionados

O Dia da Consciência Negra celebra a história, resistência e contribuições afro-brasileiras, convidando à reflexão sobre igualdade e inclusão.

Viver Editora

“Olhe nos olhos da sua criança e diga todos os dias: ‘Te amo mais do que ontem.’”


Viver Editora

Entrevista com Eneida Torres, autora do livro “Potencializando Mentes com TDAH e várias obras na área da educação”.

Viver Editora

Fique por dentro das novidades

Desenvolvemos projetos para um mundo em constante transformação e escolas ávidas por inovação.

Ao clicar em ”Enviar” você concorda com a Política de Privacidade.

plugins premium WordPress