“As famílias precisam ver os filhos para além de suas carreiras. Por isso, dialogue como forma de ajudá-los a superar etapas desafiadoras da vida.” – Eduardo Araújo.
O autor do livro “Viver: Uma Nova Dimensão para a Existência – 1ª série do Ensino Médio”, Eduardo Araújo, destaca a importância da interação família e escola com ênfase no diálogo com os filhos.
1 – Dicas quanto ao uso do livro
Este material é o resultado de alguns projetos bem-sucedidos, de fracassos que me ensinaram valiosas lições e de conversas enriquecedoras com muitos adolescentes. Acredito que todos nós precisamos de estratégias eficazes para atravessar, com segurança, momentos e lugares desafiadores.
Busquei transformar as palavras produzidas a partir das minhas experiências em um suporte para essa jornada que se inicia ao final do Ensino Médio, rumo a um mundo repleto de novas responsabilidades. Antes de iniciar essa jornada, precisamos de inspiração e de clareza sobre quais dilemas sociais nos importam. Essa é a primeira parte desse projeto, que também considero uma travessia.
2 – O que se pode destacar no plano metodológico?
Acredito que o contato genuíno com os alunos, incentivando a leitura e criando espaço em sala para debates e a expressão de inseguranças, é um primeiro passo fundamental. No material, incluí algumas orientações adicionais, mas reconheço que elas podem precisar de ajustes para se adequarem ao contexto, à cultura e até mesmo ao tempo disponível para o desenvolvimento das atividades.
O professor pode ser uma fonte de inspiração e também pode convidar outras pessoas para contribuírem nas aulas. Recomendo que o material seja lido previamente e que o planejamento seja elaborado em conjunto com coordenadores e orientadores de cada escola.
Para ampliar ainda mais o alcance do projeto, é fundamental tratá-lo com a devida importância. O interesse dos alunos, em grande medida, está diretamente ligado a esse esforço coletivo.
3 – Que motivação você deixaria para as famílias e professores?
Acompanhei algumas turmas no Ensino Médio, marcadas por inúmeras queixas, tanto individuais quanto coletivas. Também estive ao lado de pais que, muitas vezes, não sabiam como fornecer apoio adequado. Confesso que continuo tendo mais perguntas que respostas. No entanto, as respostas que consegui encontrar nasceram do esforço em estabelecer segurança psicológica, permitindo que os alunos se sintam compreendidos e apoiados durante essa etapa tão desafiadora.
Todo projeto deve surgir com base na contribuição e no acordo mútuo entre as partes envolvidas. Esse princípio tem o potencial de gerar resultados significativos e possibilitar que as carreiras sejam planejadas de forma consciente e estruturada. Muitos adultos vivem frustrados por não terem tido a oportunidade de planejar suas carreiras com alguém mais experiente com quem tinham um vínculo genuíno. Temos, hoje, a chance de fazer algo diferente.
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Onde encontrar as coleções
https://vivereditora.com.br/produto/1-ano-em-familia/
https://vivereditora.com.br/produto/3-ano-em-professor/
Jael Eneas, Blogger
Viver Editora
Assessoria de Comunicação