Celebrar o Dia Mundial da Saúde de forma criativa contribui para uma divulgação mais eficiente sobre a importância da prevenção e do cuidado com a própria saúde.
Usar a criatividade para comemorar o Dia Mundial da Saúde torna mais eficaz a divulgação da prevenção e do autocuidado. Criar espaços lúdicos-educativos na Educação Básica, com base na cultura de alimentação equilibrada, atividade física e higiene adequada, favorece o aumento da expectativa de vida, além de promover o bem-estar.
A saúde preventiva é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um conjunto de ações voltadas à antecipação e redução de riscos de doenças. A medicina preventiva atua em três níveis principais:
Prevenção primária: evita o surgimento de doenças por meio de vacinas, alimentação saudável e atividades físicas.
Prevenção secundária: detecta precocemente doenças com exames regulares e triagens.
Prevenção terciária: minimiza os impactos de doenças crônicas, promovendo qualidade de vida.
Robô na cozinha
1. Robô da alimentação saudável
Para tornar significativo o Dia Mundial da Saúde no espaço escolar, experimente organizar atividades recreativas com a participação de alunos e professores.
Objetivo: ensinar sobre os grupos alimentares e a importância de uma alimentação equilibrada.
Materiais: caixas de papelão, garrafas PET, tampinhas, papel colorido, cola e tesoura.
Como fazer
As crianças constroem um robô usando materiais recicláveis.
Em cada parte do robô (cabeça, braços, pernas), colam imagens ou desenham alimentos saudáveis.
O robô pode ter um “compartimento” na barriga onde as crianças colocam cartões com dicas de alimentação saudável.
Conceito científico: alimentação rica em fibras, vitaminas e minerais previne doenças como obesidade e diabetes (Willett et al., 2019).
Criança tomando banho
2. Estação “Mãos Limpas” – O poder do sabão
Objetivo: mostrar a importância da higiene para a prevenção de doenças.
Materiais: garrafas PET, potes de iogurte vazios, tinta guache, sabão caseiro ou sabonete líquido.
Como fazer
Construir dispensers de sabão com garrafas PET reutilizadas.
Usar potes de iogurte para misturar água e tinta guache, simulando germes invisíveis nas mãos.
Após o experimento, as crianças lavam as mãos e observam como a tinta desaparece, reforçando a importância da higiene.
Conceito científico: a higiene adequada das mãos reduz em até 40% a transmissão de infecções respiratórias e intestinais (Aiello et al., 2008).
Meninos aprendendo a reciclar
3. Jardim da saúde com vasos reciclados
Objetivo: ensinar sobre os benefícios das plantas medicinais para a saúde.
Materiais: garrafas PET cortadas ao meio, caixas de leite, terra, sementes (hortelã, alecrim, manjericão).
Como fazer
Cada criança planta uma erva medicinal em um vaso reciclado.
Os alunos pesquisam os benefícios das plantas e fazem uma exposição na escola.
Conceito científico: plantas com propriedades terapêuticas, incluindo aquelas que ajudam na digestão (Bento, 2006).
Crianças brincando
4. Oficina “Brinquedos Saudáveis” – Jogos sobre saúde
Objetivo: estimular o aprendizado por meio da brincadeira.
Materiais: tampinhas, caixas de papelão, revistas velhas, rolos de papel higiênico.
Como fazer
Criar um jogo de trilha sobre hábitos saudáveis, em que cada casa tem uma pergunta ou desafio (exemplo: “Imite um exercício físico”).
Usar tampinhas como peças do jogo.
Conceito científico: jogos educativos ajudam na fixação de conceitos de forma interativa e divertida (Gee, 2003).
Crianças brincando de médico
5. Máscaras de aventais reciclados – Super-heróis da saúde
Objetivo: ensinar a importância da vacinação e prevenção de doenças.
Materiais: retalhos de tecido, papelão, rolos de papel, tinta guache.
Como fazer
As crianças criam personagens de ”Super-heróis da Saúde” e fazem capas e máscaras com materiais recicláveis.
Cada herói tem um poder relacionado à prevenção (vacinação, alimentação saudável, exercício físico).
Ao final, podem apresentar uma “Missão da Saúde” para os colegas.
Conceito científico: a vacinação previne doenças graves e evita epidemias (Plotkin, 2017).
Caminhada em família
6. Caminhada da saúde em família
Objetivo: incentivar a prática de atividades físicas e fortalecer laços familiares.
Atividade: organize um dia de caminhada comunitária, incentivando famílias a caminharem juntas e discutirem hábitos saudáveis.
Base científica: estudos indicam que caminhar regularmente reduz o risco de hipertensão, diabetes e melhora a saúde mental (Warburton & Bredin, 2017).
Aprendendo a lavar a mão
7. Estação da higiene
Objetivo: mostrar a importância da higiene para prevenção de doenças, com foco na ciência do cuidado pessoal.
Atividade: realize experimentos, como a “mão suja e o glitter” (representando germes), e crie cartazes explicativos sobre a lavagem correta das mãos.
Base científica: a higiene das mãos reduz a transmissão de infecções respiratórias e gastrointestinais (Aiello et al., 2008).
Criança indo ao médico
8. Consulta médica encantada: Brincando de cuidar
Objetivo: ensinar crianças sobre a importância das visitas regulares ao médico.
Atividade: simule um consultório médico onde as crianças possam brincar de “consulta médica”, com participação dos pais ou educadores explicando a função de exames como aferição de pressão e testes de visão.
Base científica: o acompanhamento médico regular possibilita o diagnóstico precoce de diversas doenças, aumentando as chances de tratamento eficaz (Starfield et al., 2005).
Bebê brincando de cozinhar
9. Diário do bem-estar
Objetivo: estimular a autorreflexão sobre hábitos saudáveis.
Atividade: organize um diário (tipo planilha) para os alunos registrarem práticas saudáveis (quantidade de água ingerida, frutas consumidas, atividades físicas realizadas) e refletirem sobre seu bem-estar ao longo da semana.
Base científica: o monitoramento de hábitos saudáveis ajuda na adoção de rotinas benéficas e melhora a conscientização sobre a saúde (Lally et al., 2010).
Criança e frutas
10. Desafio da alimentação colorida
Objetivo: ensinar a importância da diversidade alimentar para a nutrição.
Atividade: cada família deve preparar uma refeição com alimentos de cinco cores diferentes e compartilhar fotos ou vídeos explicando os benefícios de cada grupo alimentar.
Base científica: uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes reduz o risco de doenças cardiovasculares e obesidade (Willett et al., 2019).
Conclusão
A promoção da saúde deve ser um compromisso conjunto entre escola, família e comunidade. Pequenas ações no cotidiano contribuem para a formação de hábitos saudáveis desde a infância, criando adultos mais conscientes e prevenindo doenças evitáveis. O Dia Mundial da Saúde é uma excelente oportunidade para fortalecer a cultura do autocuidado.
BENTO, M. G., & SOARES, A. P. Fitoterapia: princípios e práticas terapêuticas. Editora Manole, 2006.
GEE, J. P. 2003. What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in Entertainment –CIE, 1(1), 20-20. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/950566.950595[KG2] . Acesso em: 1 abr. 2025.
LALLY, P., van Jaarsveld, C. H. M., POTTS, H. W. W., & WARDLE, J. 2010. How are habits formed: Modelling habit formation in the real world. European Journal of Social Psychology, 40(6), 998-1009. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ejsp.674. Acesso em: 1 abr. 2025.
PLOTKIN, S. A., ORENSTEIN, W. A., & OFFIT, P. A. 2017. Vaccines. 7th ed.
STARFIELD, B., SHI, L., & MACINKO, J. 2005. The effects of primary care on health: A review of the literature. The Milbank Quarterly, 83(3), 457-502.
WARBURTON, D. E. R., & BREDIN, S. S. D. 2017. Health benefits of physical activity: A systematic review of current systematic reviews. Current Opinion in Cardiology, 32(5), 541-556. Disponível em: https://doi.org/10.1097/HCO.0000000000000437. Acesso em: 1 abr. 2025.