Dicas para o Dia Mundial da Saúde

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Celebrar o Dia Mundial da Saúde de forma criativa contribui para uma divulgação mais eficiente sobre a importância da prevenção e do cuidado com a própria saúde.

Usar a criatividade para comemorar o Dia Mundial da Saúde torna mais eficaz a divulgação da prevenção e do autocuidado. Criar espaços lúdicos-educativos na Educação Básica, com base na cultura de alimentação equilibrada, atividade física e higiene adequada, favorece o aumento da expectativa de vida, além de promover o bem-estar.

A saúde preventiva é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um conjunto de ações voltadas à antecipação e redução de riscos de doenças. A medicina preventiva atua em três níveis principais:

Prevenção primária: evita o surgimento de doenças por meio de vacinas, alimentação saudável e atividades físicas.

Prevenção secundária: detecta precocemente doenças com exames regulares e triagens.

Prevenção terciária: minimiza os impactos de doenças crônicas, promovendo qualidade de vida.

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Robô na cozinha

1. Robô da alimentação saudável

Para tornar significativo o Dia Mundial da Saúde no espaço escolar, experimente organizar atividades recreativas com a participação de alunos e professores.

Objetivo: ensinar sobre os grupos alimentares e a importância de uma alimentação equilibrada.

Materiais: caixas de papelão, garrafas PET, tampinhas, papel colorido, cola e tesoura.

Como fazer

  • As crianças constroem um robô usando materiais recicláveis.
  • Em cada parte do robô (cabeça, braços, pernas), colam imagens ou desenham alimentos saudáveis.
  • O robô pode ter um “compartimento” na barriga onde as crianças colocam cartões com dicas de alimentação saudável.

Conceito científico: alimentação rica em fibras, vitaminas e minerais previne doenças como obesidade e diabetes (Willett et al., 2019).

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Criança tomando banho

2. Estação “Mãos Limpas” – O poder do sabão

Objetivo: mostrar a importância da higiene para a prevenção de doenças.

Materiais: garrafas PET, potes de iogurte vazios, tinta guache, sabão caseiro ou sabonete líquido.

Como fazer

  • Construir dispensers de sabão com garrafas PET reutilizadas.
  • Usar potes de iogurte para misturar água e tinta guache, simulando germes invisíveis nas mãos.
  • Após o experimento, as crianças lavam as mãos e observam como a tinta desaparece, reforçando a importância da higiene.

Conceito científico: a higiene adequada das mãos reduz em até 40% a transmissão de infecções respiratórias e intestinais (Aiello et al., 2008).

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Meninos aprendendo a reciclar

3. Jardim da saúde com vasos reciclados

Objetivo: ensinar sobre os benefícios das plantas medicinais para a saúde.

Materiais: garrafas PET cortadas ao meio, caixas de leite, terra, sementes (hortelã, alecrim, manjericão).

Como fazer

  • Cada criança planta uma erva medicinal em um vaso reciclado.
  • Os alunos pesquisam os benefícios das plantas e fazem uma exposição na escola.

Conceito científico: plantas com propriedades terapêuticas, incluindo aquelas que ajudam na digestão (Bento, 2006).

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Crianças brincando

4. Oficina “Brinquedos Saudáveis” – Jogos sobre saúde

Objetivo: estimular o aprendizado por meio da brincadeira.

Materiais: tampinhas, caixas de papelão, revistas velhas, rolos de papel higiênico.

Como fazer

  • Criar um jogo de trilha sobre hábitos saudáveis, em que cada casa tem uma pergunta ou desafio (exemplo: “Imite um exercício físico”).
  • Usar tampinhas como peças do jogo.

Conceito científico: jogos educativos ajudam na fixação de conceitos de forma interativa e divertida (Gee, 2003).

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Crianças brincando de médico

5. Máscaras de aventais reciclados – Super-heróis da saúde

Objetivo: ensinar a importância da vacinação e prevenção de doenças.

Materiais: retalhos de tecido, papelão, rolos de papel, tinta guache.

Como fazer

  • As crianças criam personagens de ”Super-heróis da Saúde” e fazem capas e máscaras com materiais recicláveis.
  • Cada herói tem um poder relacionado à prevenção (vacinação, alimentação saudável, exercício físico).
  • Ao final, podem apresentar uma “Missão da Saúde” para os colegas.

Conceito científico: a vacinação previne doenças graves e evita epidemias (Plotkin, 2017).

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Caminhada em família

6. Caminhada da saúde em família

Objetivo: incentivar a prática de atividades físicas e fortalecer laços familiares.

Atividade: organize um dia de caminhada comunitária, incentivando famílias a caminharem juntas e discutirem hábitos saudáveis.

Base científica: estudos indicam que caminhar regularmente reduz o risco de hipertensão, diabetes e melhora a saúde mental (Warburton & Bredin, 2017).

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Aprendendo a lavar a mão

7. Estação da higiene

Objetivo: mostrar a importância da higiene para prevenção de doenças, com foco na ciência do cuidado pessoal.

Atividade: realize experimentos, como a “mão suja e o glitter” (representando germes), e crie cartazes explicativos sobre a lavagem correta das mãos.

Base científica: a higiene das mãos reduz a transmissão de infecções respiratórias e gastrointestinais (Aiello et al., 2008).

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Criança indo ao médico

8. Consulta médica encantada: Brincando de cuidar

Objetivo: ensinar crianças sobre a importância das visitas regulares ao médico.

Atividade: simule um consultório médico onde as crianças possam brincar de “consulta médica”, com participação dos pais ou educadores explicando a função de exames como aferição de pressão e testes de visão.

Base científica: o acompanhamento médico regular possibilita o diagnóstico precoce de diversas doenças, aumentando as chances de tratamento eficaz (Starfield et al., 2005).

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Bebê brincando de cozinhar

9. Diário do bem-estar

Objetivo: estimular a autorreflexão sobre hábitos saudáveis.

Atividade: organize um diário (tipo planilha) para os alunos registrarem práticas saudáveis (quantidade de água ingerida, frutas consumidas, atividades físicas realizadas) e refletirem sobre seu bem-estar ao longo da semana.

Base científica: o monitoramento de hábitos saudáveis ajuda na adoção de rotinas benéficas e melhora a conscientização sobre a saúde (Lally et al., 2010).

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Criança e frutas

10. Desafio da alimentação colorida

Objetivo: ensinar a importância da diversidade alimentar para a nutrição.

Atividade: cada família deve preparar uma refeição com alimentos de cinco cores diferentes e compartilhar fotos ou vídeos explicando os benefícios de cada grupo alimentar.

Base científica: uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes reduz o risco de doenças cardiovasculares e obesidade (Willett et al., 2019).

Conclusão

A promoção da saúde deve ser um compromisso conjunto entre escola, família e comunidade. Pequenas ações no cotidiano contribuem para a formação de hábitos saudáveis desde a infância, criando adultos mais conscientes e prevenindo doenças evitáveis. O Dia Mundial da Saúde é uma excelente oportunidade para fortalecer a cultura do autocuidado.

Referências Bibliográficas

AIELLO, Allison E.; COULBORN, Rebecca M.; PEREZ, Vanessa; LARSON, Elaine L. Effect of hand hygiene on infectious disease risk in the community setting: A meta-analysis. 2008. American Journal of Public Health, 98(8), 1372-1381. Disponível em: https://doi.org/10.2105/AJPH.2007.124610. Acesso em: 1 abr. 2025.[KG1] 

BENTO, M. G., & SOARES, A. P. Fitoterapia: princípios e práticas terapêuticas. Editora Manole, 2006.

GEE, J. P. 2003. What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in Entertainment – CIE, 1(1), 20-20. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/950566.950595[KG2] . Acesso em: 1 abr. 2025.

LALLY, P., van Jaarsveld, C. H. M., POTTS, H. W. W., & WARDLE, J. 2010. How are habits formed: Modelling habit formation in the real world. European Journal of Social Psychology, 40(6), 998-1009. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ejsp.674. Acesso em: 1 abr. 2025.

PLOTKIN, S. A., ORENSTEIN, W. A., & OFFIT, P. A. 2017. Vaccines. 7th ed.

STARFIELD, B., SHI, L., & MACINKO, J. 2005. The effects of primary care on health: A review of the literature. The Milbank Quarterly, 83(3), 457-502.

WARBURTON, D. E. R., & BREDIN, S. S. D. 2017. Health benefits of physical activity: A systematic review of current systematic reviews. Current Opinion in Cardiology, 32(5), 541-556. Disponível em: https://doi.org/10.1097/HCO.0000000000000437. Acesso em: 1 abr. 2025.

WILLETT, Walter C. et al. Food in the Anthropocene: the EAT – Lancet Commission Summary Report. The Lancet, v. 393, n. 10170, p. 447-492, 2019. Disponível em: https://www.thelancet.com/commissions/EAT. Acesso em: 1 abr. 2025.[KG3] 

Jael Eneas, Educador

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