Experimente o “Mergulho do Ser”

WhatsApp Image 2024 08 27 at 07.06.49 e1724761534300
“Não vemos as coisas como são, vemos as coisas como somos”.

“Não vemos as coisas como são, vemos as coisas como somos”. Anaïs Nin (1903-1977),autora e escritora francesa.

Ao concluir o 1º. módulo da formação docente para a Secretaria de Educação Estadual de Rondônia (SEE-RO), o mestre Antônio Braga Filho, conhecido como professor Braguinha, destacou a marcante diferença entre trilho e trilha. “Trilho é um caminho fixo sem opções, ao passo que a trilha nos leva em direção a novos horizontes e possibilidades”.

Cerca de 6 mil profissionais de ensino do Ensino Fundamental (anos finais) e Médio da SEE-RO se inscreveram no programa de formação denominado Trilha de Desenvolvimento Docente (TDD), cuja live realizada em 06 de agosto, reuniu professores, orientadores educacionais, supervisores escolares e gestores espalhados por escolas estaduais de Rondônia. Em todo o Brasil são cerca de 40 mil professores participantes do projeto da Viver Editora.

Acesse a live: https://bit.ly/4dbBOUX

WhatsApp Image 2024 08 27 at 07.06.49 1

O TDD como experiência de formação docente continuada baseada no autoconhecimento e escolhas conscientes, divide-se em três esfera de desenvolvimento: pessoal, profissional e pedagógico. A palestra com citação de Khalil Gibran em sua obra-prima “O Profeta”, lançada em 1923. “Sou viagem e navegador. Todos os dias descubro novos continentes na profundeza de minha alma”.

A principal viagem é aquela que percorre o interior do ser, na verdade, um mergulho no ser. “Pela complexidade da existência humana vários continentes devem ser descobertos dentro de nós mesmos”, ponderou o professor Braguinha. A trajetória do autoconhecimento passa pela ideia de se expandir na complexidade.

WhatsApp Image 2024 08 27 at 07.06.50 1

Neste contexto, o professor Braguinha introduziu a teoria do antropólogo Jamais Cascio sobre o “Mundo Bani”. A expressão é formada da sigla inglês “brittle, anxious, nonlinear e incomprehensible” (frágil, ansioso, não-linear e incompreensível), onde os pesquisadores modernos retratam o porquê da necessidade do autoconhecimento.

Através de parábolas, vários conceitos foram apresentados durante a palestra, em destaque para o “Eu Desconhecido” e a aplicação da lenda grega da “Coruja de Minerva”. “A busca da compreensão real e a fuga das ilusões existenciais são atitudes imprescindíveis na formação do educador”, afiançou Braguinha.

WhatsApp Image 2024 08 27 at 07.06.50

Ao citar o psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970), proponente da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, o palestrante instigou: “Se você planejar ser qualquer coisa menos do que seja capaz de ser, você provavelmente será infeliz durante todos os dias da sua vida”.

No processo de crescimento considerou-se o “Efeito dos Caranguejos” com um questionamento: “Onde está o seu foco?”. Nenhum servidor da educação pode sentir o “Sabor da Vida” sem antes experimentar a trilha do desenvolvimento quer seja pessoal, profissional e docente.

Acesse a live: https://bit.ly/4dbBOUX

Jael Eneas, Blogger

Viver Editora

Assessoria de Comunicação

right
left

Relacionados

Celebrar o Dia Mundial da Saúde de forma criativa contribui para uma divulgação mais eficiente...

Viver Editora

abr 10, 2025

A inclusão escolar e social, juntamente com o apoio a políticas públicas e direitos, são...

Viver Editora

abr 2, 2025

O Blog convidou Marina Fiuza, doutora em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, Gerente Editorial...

Viver Editora

mar 27, 2025

Fique por dentro das novidades

Desenvolvemos projetos para um mundo em constante transformação e escolas ávidas por inovação.


Ao clicar em ”Enviar” você concorda com a Política de Privacidade.

plugins premium WordPress