Por: Jael Eneas
A vida acadêmica de sucesso passa pelo hábito regular e responsável da prática do exercício físico.
Comemore o Dia Mundial da Saúde com a prática de exercícios aeróbicos. Ao subir e descer escadas, caminhar, pedalar ou mesmo correr, você promove qualitativos que vão impactar sua rotina de estudos e pesquisas acadêmicas.
Os tipos de esporte ou atividades variam, e as vantagens são obtidas de pronto. Para quem estuda ou exerce a docência, mudar o estilo de vida, fugindo do sedentarismo para hábitos saudáveis, melhora o emocional assim como o físico, que se equilibram e produzem benefícios.
Para você que trabalha e estuda, por exemplo, os exercícios aeróbicos são indicados pela praticidade e eficiência. Essa modalidade requer O² (oxigênio) para produzir energia. Isto significa que praticar exercícios ao ar livre, combinando intensidade (baixa ou moderada) com duração, gera benefícios imediatos.
A fórmula não esconde segredos, pois os exercícios aeróbicos usam diversos grupos musculares ao mesmo tempo e, como têm duração maior, aumentam a capacidade cardíaca e pulmonar, devido à exigência corporal em suprir a energia dos músculos a partir do oxigênio.
Assim, você se beneficia com o fortalecimento do músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea, mantém a pressão arterial sob controle e reduz ou faz controle do peso. O personal trainer Carlos Bruce (CREF 038849-G/RJ), da Rede D’OR, sugere atividades e dicas de treino.
✔ Subir ou Descer Escadas
Ótimo exercício a ser praticado em alternância com atividades diárias corriqueiras. Ganha-se resistência física e tonificam-se músculos, porém aqueles que têm desgastes nas articulações devem evitar.
Treino: Divida o treino em 3 partes de 10 minutos, com descanso ou outro tipo de atividade entre elas, para evitar a sobrecarga das articulações. Ao longo de 30 minutos desta atividade, é possível gastar 500 calorias.
✔ Caminhada ou Corrida em Esteira
A caminhada e a corrida são exercícios eficientes para a perda de peso e para o ganho de condicionamento físico. Caminhe ou corra, mas de forma que ainda consiga falar e que não se sinta mal.
Treino: Alterne a intensidade do exercício, com 5 minutos de caminhada e 2 de corrida, ou 1 minuto de corrida intensa e 1 de caminhada, por exemplo.
✔ Pedalar
Faça exercícios de spinning ou pedale em bicicleta ergométrica. Além de queimar calorias, fortalece e tonifica glúteos e pernas. Pode ser adaptado à resistência de cada pessoa, sendo preferido por iniciantes na prática de exercícios físicos.
Treino: Alterne a velocidade e a intensidade das pedaladas a cada minuto para não ficar repetitivo e acelerar o gasto de energia. Pedalar pode gastar cerca de 500 calorias em 1h.
A Viver Editora é uma equipe multidisciplinar que oferece suporte educacional para você ter sucesso na carreira profissional. Faça contato conosco. Sucesso.
Viver Editora
Assessoria de Comunicação