Duas letras que trazem novos impactos e significados. A IA (Inteligência Artificial) chegou para transformar relações entre a máquina e a convivência humana. Ao cumprir tarefas como analisar dados, identificar padrões, predizer tendências e ocorrências futuras, atividades por vezes complexas, a IA vem simplificando a vida corporativa e abrindo possibilidades no cenário da educação.
Educadores e gestores na área educativa têm se perguntado se a tecnologia que permite que máquinas assumam e reproduzam competências humanas pode ser usada como ferramenta na escola e no aprendizado.
Na opinião de modernos pesquisadores da área educacional, a resposta é sim. A doutora em Educação Vani Kenski, por exemplo, afirma que a IA, como ferramenta:
pode favorecer a mobilização de uma aprendizagem atrativa e imersiva do aluno, que interage no meio em que vive desenvolvendo sua capacidade de aprender no contexto dos múltiplos recursos da atual prática pedagógica (Kenski, Vani Moreira, 2003. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus).
Se a IA executa tarefas como traduzir idiomas, reconhecer falas, reconhecer imagens, além de escrever textos, então o impacto na aprendizagem poderá ser, sem dúvidas, promissor; é claro, considerando limites éticos, responsabilidades civis, legislação e segurança cibernética.
Os efeitos do impacto da IA abrem novas possibilidades na Educação à Distância, por exemplo, ao tornar tutorias on-line mais eficientes, na medida em que conteúdos podem ser adaptados às necessidades de cada aluno. Como ferramenta, a IA torna o aprendizado mais dinâmico e engajador. Isso se explica porque os algoritmos de IA podem identificar dificuldades específicas dos estudantes, além de sugerir atividades na superação de obstáculos.
A Revista Brasileira de Educação n. 15, páginas 190-210, no artigo Plataformas de aprendizado online e IA: uma nova era na educação brasileira, sinaliza que a Inteligência Artificial, como instrumento:
contribui para a redução da evasão escolar e melhoria do desempenho acadêmico. Outro aspecto relevante é a automação de tarefas administrativas, permitindo que os educadores concentrem mais tempo e esforço no ensino propriamente dito.
A IA torna o aprendizado mais dinâmico e engajador
Para meados de 2025, as plataformas digitais da Multiverso das Letras contarão com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para pesquisa de conteúdo. Dessa forma, a Viver Editora, em seus cursos de pós-graduação, por exemplo, proporcionará uma experiência de aprendizado mais personalizada e eficiente.
Neste contexto, a IA é mais do que duas letras mágicas no cenário da inovação tecnológica. Sim, sem dúvida, ela já é a ferramenta inovadora que oferece soluções educativas, possibilita engajamento e abre novos horizontes para a educação que se propõe ser cidadã.
Jael Eneas, Educadorplugins premium WordPress
Viver Editora
Multiverso das Letras