O Consenso de Pequim e o impacto na sala de aula

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A IA generativa veio para ficar. Saiba qual é a relação entre o Consenso de Pequim e o impacto na sala de aula.

A IA generativa veio para ficar. Ao gerar conteúdos, imagens e prompts, além de identificar falas e traduzir textos, a Inteligência Artificial impacta a sala de aula. Foi na China – através do Consenso de Beijing, em 2019 – que o fenômeno na área de educação repercutiu de forma sistêmica.

A Inteligência Artificial, no âmbito das novas tecnologias, provoca profundas transformações em diversos setores, a saber: industrial, corporativo, financeiro, incluindo infraestrutura, saúde, transportes, medicina e comunicação. Na área da Educação, o algoritmo muda o jeito de ensinar, aprender, numa relação vital entre o homem e a máquina.

Foi durante a Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação que o Consenso foi adotado. A declaração afirma que a

integração sistemática da IA na educação permite enfrentar os maiores desafios na educação atual, bem como inovar as práticas de ensino e aprendizagem e, em última instância, acelerar a realização do ODS 4 (disponível em: https://linkja.net/Consenso_Beijing_IA_Unesco).

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Professor e alunos.

Unesco: garantir acesso a educação de qualidade

O ODS 4 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4), citado no documento oficial da Unesco, tem por meta garantir acesso a uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todas as pessoas. Entre os objetivos, estão:

a) Garantir que todas as crianças e os jovens completem os ensinos primário e secundário;

b) Promover a alfabetização de jovens e adultos;

c) Aumentar o número de pessoas com habilidades para o emprego;

d) Garantir a igualdade de acesso à educação e à formação profissional;

e) Criar ambientes de aprendizagem seguros e inclusivos; e

f) Aumentar o número de docentes qualificados.

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ODS Educação de Qualidade da ONU.

Durante o X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido em Fortaleza (CE) de 19 a 21 de setembro de 2024, foi apresentada a Análise Comparativa do Consenso de Beijing e a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial: Perspectivas e Desafios.

Nessa oportunidade, defendeu-se a proteção de direitos e condições de trabalho dos professores, bem como a inclusão da IA nos currículos. Destacou-se também a formação e requalificação docente, além da relevância da literacia digital como essencial em todos os níveis educacionais

(disponível em: https://linkja.net/CONEDU_Consenso_Beijing_IA).

 

Jael Eneas, Educador
Viver Editora
Multiverso das Letras

 

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