O curso Fundamentos da Língua Portuguesa aborda as diretrizes e normas para o ensino no Brasil estabelecidas a partir da entrada em vigor da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com destaque para o componente curricular de Língua Portuguesa.
Seu conteúdo apresenta aspectos fundamentais para desenvolver profissionais da educação capacitados e engajados na alfabetização e na formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso apresenta aspectos teóricos a serem analisados a partir das perspectivas estabelecidas pela BNCC – ou que se associam a elas –, assim como também sugestões de práticas para a sala de aula, a fim de aplicar tais teorias.
Jezreel Grabriel Lopes
Doutor e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduado em Letras – Português e em Letras – Inglês pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Atua, principalmente, com os seguintes temas: ensino de língua materna, materiais didáticos digitais interativos, multiletramentos, novos letramentos, educação e protótipos de ensino.
Kátia Chiaradia
Pós-doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora e mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou como orientadora on-line de pós-graduação da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp, formadora docente de Língua Portuguesa na rede pública e em escolas particulares de diferentes cidades do país. É autora de suplementos e projetos de leitura de diversas editoras. Em 2020, foi júri do Prêmio Literário Biblioteca Nacional.
Renata Capovilla
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Atualmente é formadora de professores e líder em formações de professores. Tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, planos de aula, tecnologia educacional, ferramentas google for education e formação de professores.
Extensão universitária reconhecida pelo MEC
Carga horária de 120 horas
Plataforma + Livro
ISBN: 978-65-995919-3-8
158 pgs.
Programa com foco na formação integral de professores, baseado em três pilares de desenvolvimento: pessoal, profissional e pedagógico.
Formação destinada ao desenvolvimento de competências emocionais e profissionais para uma carreira sólida no setor público.
Introdução ao transtorno do espectro autista para o atendimento pedagógico especializado aos alunos com diagnóstico.
© 2024 Viver Editora Ltda. Todos os direitos reservados.