R$ 1.530,00

Tear – Linhas da Inclusão

Desmistificando o Transtorno do Espectro Autista para Educadores.

 

O curso TEAR tem caráter didático-formativo, com o objetivo oferecer uma introdução ao transtorno do espectro autista, orientando profissionais da educação para o atendimento pedagógico especializado aos alunos com diagnóstico.

Essa extensão universitária foi desenvolvida a partir da crescente demanda de profissionais de educação de aprofundarem seus conhecimentos acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em decorrência do crescente número de diagnósticos de TEA e da lei n° 13.146 de 2015, que prevê a prática de inclusão na legislação brasileira.

As propostas apresentadas neste curso, alinhadas às metodologias ativas, partem de situações-modelo que envolvem alunos já formalmente diagnosticados e sugerem vivências que se limitam ao ambiente escolar, exclusivamente. O curso não foi limitado a um segmento específico da educação básica, sendo de utilidade para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e também para Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

É importante destacar, ainda, que três pessoas diretamente envolvidas com o projeto da formação são autistas, fazendo deste também um projeto inclusivo.

O curso TEAR possui carga horária de 120 horas, com validade de extensão universitária reconhecida pelo MEC.

Carga horária do curso

Artefatos de aprendizagem

Horas​

Leitura do livro texto (176 páginas)​

30h

Exercícios de aprendizagem via plataforma​

15h

Videoaulas (via plataforma)​

20h

Podcast via plataforma​

5h

Leituras complementares​

15h

Sugestões complementares (filmes, vídeos, podcasts, artigos, livros, etc.)​

15h

Trabalho final​

20h

Carga horária total:

120h

Professores

Marina Fiuza

Doutora e mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou Estágio Doutoral na University of Michigan – USA. Pós-graduada em Neurociências e Psicologia Aplicada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Psicopedagogia Institucional pelas Faculdades ASMEC e graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, atua na coordenação editorial de selos de literatura infantil e juvenil.

Cinthia Lemes

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Língua Portuguesa e graduada em Letras Português/Espanhol pela mesma instituição. Sua experiência profissional está concentrada nas áreas de análise do discurso e literatura moçambicana.

Roberto de Andrade

Pós-graduado em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Especialista em livro ilustrado pelo Movimento Literário de Campinas e Bacharel em Teologia pelo UNASP. Atua há vinte anos em sala de aula, além de exercer a função de capelão escolar. Desenvolveu diversos projetos sociais com alunos da Escola Básica em lugares como África, Amazonas e cidades do interior do Goiás. É autor de livros didáticos pela Casa Publicadora Brasileira (CPB). É diagnosticado com autismo nível de suporte um, compreendendo na prática todas as nuances do transtorno e tem trabalhado auxiliando famílias e crianças que precisam lidar com as questões do espectro autista.

R$ 1.530,00

Extensão universitária reconhecida pelo MEC

Carga horária de 120 horas

Plataforma + Livro

ISBN: 978-65-84632-37-0

176 pgs.

Relacionados

TDD – Trilha de Desenvolvimento Docente

Programa com foco na formação integral de professores, baseado em três pilares de desenvolvimento: pessoal, profissional e pedagógico.

Fundamentos da Língua Portuguesa na perspectiva da BNCC

Formação com foco no desenvolvimento de profissionais da educação para alfabetização e formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Next – O seu próximo passo

Formação destinada ao desenvolvimento de competências emocionais e profissionais para uma carreira sólida no setor público.