Saiba como nasce o livro e vira best-seller

“Ser escritor não é apenas escrever livros, é mais uma atitude perante a vida, uma exigência e uma intervenção.”

“Ser escritor não é apenas escrever livros, é mais uma atitude perante a vida, uma exigência e uma intervenção.” – José Saramago (1922-2010), Nobel de Literatura.

No Dia do Escritor (25 de julho), data instituída para valorizar a escrita e os profissionais que fazem do ato da escrita um sacerdócio, Luara Almeida, editora na Editora Via Lúdica, desvenda os bastidores da produção de um livro.

Em sua trajetória acadêmica como doutoranda em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP, consta um período de Bolsa de Doutorado Sanduíche pela Universidade de Aveiro, Portugal. É mestre no mesmo programa da PUC-SP; pós-graduada em Direção de Arte em Comunicação pela Belas Artes de São Paulo e Publicações para Crianças e Jovens (EINA-Barcelona); graduada em Design Gráfico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou como designer na Mauricio de Sousa Produções, ilustradora freelancer e, atualmente, como editora na Editora Via Lúdica.

1. Como é produzir um livro?

Luara Almeida

Produzir um livro é um trabalho bastante desafiador, bonito e relevante. O processo parte da intenção e conhecimento de vários profissionais que trabalham juntos com o mesmo objetivo: um ótimo livro!

2. A inspiração do escritor cai do céu ou é um processo intencional?

Luara Almeida

Acredito que estar atento ao que está ao nosso redor para nos inspirar é um processo intencional. 

3. O que fazem os editores depois do texto pronto?

Luara Almeida


O trabalho do editor é, por vezes, invisível, mas muito importante. O editor é o responsável pelo livro desde que ele chega à editora (seja um texto original ou uma obra que será traduzida) até o momento em que ele chegará às mãos dos leitores.

No geral, o editor fará diversas leituras atentas do texto, sugerindo modificações e melhorias, junto com a revisão e preparação do texto; irá pensar na relação das palavras com as imagens e o projeto do livro com os escritores, ilustradores e diagramadores, além de acompanhar a impressão e divulgação desses livros.

4. É verdade que “cortar” faz o texto fluir?

Luara Almeida

Nem sempre. Cada texto é um texto. Por vezes, um texto “pede” por mais, às vezes menos. Quando uma obra combina palavras e imagens, por exemplo, um deve deixar espaço para o outro contar com suas especificidades. Por outro lado, alguns estilos de textos pedem uma linguagem verbal mais detalhada. Cada projeto é único!

5. Existem dilemas éticos no trabalho do editor?

Luara Almeida

O trabalho do editor é sempre um dilema, pois temos que tomar decisões sobre o livro o tempo todo. E, por vezes, essa função esbarra em questões éticas, como até onde podemos sugerir alterações no texto de um escritor; por isso, devemos ser sempre muito cuidadosos e profissionais.

6. Que tipo de profissionais um projeto gráfico exige?

Luara Almeida

O projeto gráfico de um livro é um diálogo entre o designer e o editor. Nesse processo, são definidos aspectos como o formato e acabamento do livro, se a capa será capa dura ou cartonada, se terá verniz, o tipo de folha e até mesmo se será uma coleção ou uma obra única.

7. Fale um pouco dos bastidores quanto ao processo criativo.

Luara Almeida

Cada livro é um projeto único, com processos criativos diferentes. Alguns livros são compostos apenas de texto verbal, em outros, temos a presença de ilustrações (alguns, inclusive, são construídos somente com imagens); há também livros com fotografias, infográficos, mapas, entre outros. Então, os bastidores também vão variar, mas sempre valorizando a linguagem literária em sua potência máxima.

8. Como é o acompanhamento do processo gráfico?

Luara Almeida

O acompanhamento do processo gráfico é uma etapa muito importante para garantir a qualidade de um livro. Ele envolve várias etapas, como a pré-impressão, que garante que o livro saia do jeito que foi planejado pela equipe editorial. É um momento de bastante ansiedade antes de vermos o livro pronto!

9. Livro pronto! Chegou a hora de “lamber a cria”. Fale deste momento.

Luara Almeida

O livro chega às mãos dos leitores e a mágica acontece. Não cabe mais aos escritores, ilustradores, designers e editores definirem o que cada leitor irá interpretar, sentir ou compreender: o livro fala por si só, e torcemos para que ele seja lido e relido muitas e muitas vezes. Mas com certeza é um orgulho e uma responsabilidade fazer parte da cadeia de um livro.

10. Deixe sua homenagem aos escritores e escritoras.

Luara Almeida

Não se esqueçam da fantasia infantil e mantenham-se atentos e fortes. O trabalho de vocês é e sempre será fundamental para o desenvolvimento de pessoas mais críticas e criativas.

Jael Eneas

Editora Via Lúdica

Assessoria de Comunicação

Fique por dentro das novidades

Desenvolvemos projetos para um mundo em constante transformação e escolas ávidas por inovação.

Ao clicar em ”Enviar” você concorda com a Política de Privacidade.

plugins premium WordPress