Não se aprende sem repetição e revisão

repeticao

Série “Dicas de Estudos”

O aprendizado pelo Método Robinson tem base na sigla EPL2R, que significa explorar, perguntar, ler, rememorar e revisar.

A técnica de estudo nasceu das pesquisas de Francis Pleasant Robinson (1906-1983), psicólogo com foco na área educacional. A partir de 1937, Robinson desenvolveu na Ohio State University (OSU) o projeto “How to Study”, experimento usado pelo exército americano.

O plano consistia em treinar homens com um método de estudo e observar se havia rendimento a partir das habilidades e hábitos pessoais. Os dados coletados eram usados para criar estratégias de leitura, estudo e melhoria da memória. Desta forma, o “Effective Study” (1946) delineou o aprender através do EPL2R, ou seja, explorar, perguntar, ler, rememorar e revisar.

Entre as vantagens do uso da técnica que tem base na repetição, destaca-se a leitura versus sua problematização através de perguntas do texto lido. Isso desafia o estudante a refazer a leitura sob ótica crítica, contextual, valorizando o rememorar e a revisão.

O método evita que o aluno se distraia com demandas pessoais, profissionais ou problemas de natureza fortuita durante o processo de aprendizado, pois desenvolve nele a concentração temática.

A seguir, cinco passos para otimizar seus estudos na pós-graduação.

Como usar o método

Passe os olhos sobre o texto. Avance com atenção e curiosidade.  Olhe os títulos, subtítulos, resumos e destaques. Não deixe de ver as figuras, gráficos e tabelas. Nesta etapa inicial não se preocupe em memorizar detalhes.

2º. Passo | Perguntar

Concluída a etapa exploratória, faça perguntas ao texto. Anote dúvidas, conceitos que não ficaram claros e tópicos que exigem atenção mais aprofundada. Escreva as questões que precisam de respostas mais claras.

3º. Passo | Ler

Agora sim chegou a hora da leitura crítica, demorada e analítica do conteúdo. Procure as respostas para as questões levantadas por você. Interaja com o texto na forma de diálogo entre você e o autor. Destaque pontos nevrálgicos. Mantenha sempre atitude proativa.

4º. Passo | Rememorar

Relembre o conteúdo estudado. Cheque se as perguntas levantadas foram respondidas. Revise tópicos e destaque pontos importantes. Redija seu próprio resumo para futuras consultas de estudo.

5º. Passo | Revisar

O último ponto é repetir as etapas anteriores. Faça uma análise final do conteúdo. Mentalize aspectos importantes de seu próprio resumo. Caso reste dúvida, leve à atenção do professor ou orientador.

A VIVER Editora dispõe de ferramentas para você avançar em sua pós-graduação. Faça contato. Seja feliz.

VIVER Editora
Paixão pela Vida

right
left

Relacionados

Na área da Educação, os “games” se valem do lúdico e da lógica dos jogos interativos para prender a atenção dos alunos e motivar a aprendizagem. O objetivo é tornar o processo de ensino mais dinâmico, divertido e envolvente....

Viver Editora

Entrevista com o educador Antonio Braga Filho, diretor de conteúdo da Viver Editora, conhecido como Professor Braguinha....

Viver Editora

A IA generativa veio para ficar. Saiba qual é a relação entre o Consenso de Pequim e o impacto na sala de aula....

Viver Editora

Fique por dentro das novidades

Desenvolvemos projetos para um mundo em constante transformação e escolas ávidas por inovação.


Ao clicar em ”Enviar” você concorda com a Política de Privacidade.

plugins premium WordPress