Cristina Zukowsky, Autora da Viver Editora
A partir da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) e do Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), foi construída a muitas mãos a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que foi finalizado em 2017 após ampla consulta pública e que define as aprendizagens essenciais com relação a conteúdos e habilidades na educação básica pública e privada. Não importa em que região do país os estudantes se encontrem e qual é o seu perfil, o esperado é que se garantam a todos eles acesso e aprendizagem nos conteúdos essenciais. As redes de ensino municipais, estaduais e privadas, desde a homologação da BNCC, passaram a reorganizar seus currículos, depois os Projetos Político-Pedagógicos de cada escola e os planos de ensino de cada área conduzida pelos professores, tornando-se um referencial obrigatório para a organização do ensino em todo o território nacional.
Antes da BNCC tínhamos os PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais. Os parâmetros eram menos detalhados na definição de descritores e conteúdos a ensinar e aprender. Mesmo havendo uma ênfase no desenvolvimento de importantes competências para o estudante, a BNCC exige que a escola brasileira se conecte a inúmeros descritores de aprendizagem e, se não for organizado um projeto de trabalho cuidadoso, pode-se simplesmente ter uma escola mais conteudista e menos formativa. Ao mesmo tempo, se desde os campos de experiência na educação infantil até as áreas e itinerários de aprendizagem no ensino médio houver um real engajamento de todos os agentes educacionais (professores, estudantes, pais, funcionários, gestores, comunidade em geral), poderemos chegar a resultados mais consistentes e surpreendentes de aprendizagem.
A BNCC tem a intenção de fomentar uma educação integral: uma educação integral promove o desenvolvimento de crianças e jovens em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. A BNCC entende as competências como os conhecimentos (saberes/conteúdos), habilidades (aplicação na vida cotidiana), atitudes (força interna para utilizar esses conhecimentos e habilidades) e valores (como direitos humanos, ética, justiça social e consciência ambiental). Há 10 competências gerais que são desdobradas em objetos de conhecimento e habilidades de acordo com cada etapa, faixa etária, componente ou área do conhecimento na educação infantil, ensino fundamental e médio. São elas:
- Conhecimento;
- Pensamento científico, crítico e criativo;
- Repertório cultural;
- Comunicação;
- Cultura digital;
- Trabalho e projeto de vida;
- Argumentação;
- Autoconhecimento e autocuidado;
- Empatia e cooperação;
- Responsabilidade e cidadania.